Câmara homenageia agricultores pioneiros do sistema Plantio Direto

por Dirceu Portugal publicado 01/09/2023 17h29, última modificação 01/09/2023 17h29

O vereador Márcio Berbet e o presidente do Poder Legislativo, Edilson Martins, entregaram na noite da última quinta-feira (31), na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, durante o 10º Encontro sobre o sistema de plantio direto, votos de louvor aos produtores rurais, Antônio Álvaro Massareto, Joaquim Peres Montans e Ricardo Accioly Calderari, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória), pela contribuição dos agricultores no desenvolvimento do Plantio Direto no Brasil.

Introduzido no Brasil na década de 1970 para auxiliar no controle da erosão. O plantio direto consiste em um conjunto de práticas agrícolas baseado em três princípios, ausência ou revolvimento mínimo do solo, cobertura do solo com palhada e rotação de culturas.

O sistema de plantio direto é uma forma de manejo, onde a palha e os demais restos culturais derivados da colheita são deixados na superfície do solo. As operações de preparo do solo (aragem e gradagem) não são adotadas nesse sistema de produção, mantendo assim a palhada sobre o solo antes e depois do plantio.

Martins lembrou a contribuição dos produtores rurais com o sistema do plantio direto para o desenvolvimento da agricultura na região de Campo Mourão. “O plantio direto revolucionou a nossa agricultura e consequentemente alavancou o desenvolvimento dos municípios da região. Todas as contribuições e conquistas são méritos dos pioneiros, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Antônio Álvaro Massareto, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória)”.

De acordo com ele, os votos de louvor são singelas homenagens aos produtores que contribuíram para o desenvolvimento do Plantio Direto e consequentemente, da agricultura em Campo Mourão.