Câmara homenageia mulheres com o Prêmio Mulher Cidadã

por Dirceu Portugal publicado 09/03/2023 17h23, última modificação 09/03/2023 17h23

Com o plenário da Câmara lotado com familiares e autoridades, os vereadores do Legislativo mourãoense entregaram - em uma sessão solene - na noite da última quarta-feira (08), no dia Internacional da Mulher, o Prêmio Mulher Cidadã. As honrarias foram entregues para homenagear 13 mulheres pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense.

Foram homenageadas; Abigail Barbosa Fonseca, Adriana Aparecida de Mello, Angela Colombo, Claidir Simonetti de Carvalho, Ester Martins dos Santos, Francisca do Carmo, Ilaide Gardino Mendes, Iria Dsiedzic Nogara, Karoline dos Santos Fonseca, Luzia Terezinha Grasso Frreira, Neide dos Santos, Priscila Nascimento de Oliveira e Rumi Sonoda Ferreira da Silva.

O Mulher Cidadã é resultado do projeto de Resolução 32, que instituiu, em 2013, o prêmio concedido anualmente às mulheres que prestam contribuição voluntária à comunidade.

“É um dia de muita alegria e de vitória e vitória tem de ser comemorada. Onde tem vitória teve muita luta para que nós pudéssemos estar aqui. Vivemos em uma sociedade machista em desconstrução e isso é uma imensa alegria. Percebemos no Legislativo, quando da apresentação de projetos por nós mulheres, cada parlamentar homem nos apoia, e não é somente na esfera municipal e sim em todas as outras também. Esse reconhecimento do papel fundamental da mulher nos deixa feliz, não de estar na frente e sim de estar ao lado, caminhando juntos em uma sociedade para que possamos construir ela de uma forma mais igualitária em direitos e deveres. O Prêmio é um reconhecimento da importância e da diferença que cada mulher faz na sociedade”, destacou a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori.

No evento, Naiany também comemorou um ano da instalação da Procuradoria da Mulher, na Câmara. “A Procuradoria veio para lutar, para garantir que nós mulheres tenhamos nossos direitos garantidos por Lei. Para garantir a participação da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados às cidadãs mouraoenses”, lembrou.