Câmara irá criar uma Comissão público-privada para buscar uma solução para o emaranhado de fios

por Dirceu Portugal publicado 04/05/2021 16h58, última modificação 04/05/2021 16h58

Por cerca de três horas vereadores, empresas de telefonia, de TV a cabo, operadoras de internet, Aneel, Anatel, Copel e engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), debateram em uma audiência pública remota, o problema do excesso de fios de telecomunicações deixados amarrados em postes, caídos em vias públicas ou abandonados em canteiros centrais de Campo Mourão

“Pela primeira vez a Copel assumiu que é responsável pelos fios, até porque ela é uma concessionária e cede à utilização dos seus postes para as empresas de telefonia e internet”, comentou o vereador Marcio Berbet, autor do requerimento, aprovado em plenário e assinado pelos demais parlamentares.

De acordo Berbet o representante do (Crea), contou que além de todos os postes estarem fora das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ainda existe fios da época da Telepar. “Cabe a Copel fiscalizar as empresas que utilizam esses postes e dentro dessa fiscalização estar retirando esses fios em excesso”, disse.

A próxima etapa, após a audiência pública, de acordo com Berbet, será de formalizar uma Comissão e dar continuidade nos trabalhos para tentar resolver o problema.  “Vamos encaminhar um requerimento ao presidente do Legislativo para formação de uma comissão público-privada, com engenheiros, para buscar uma solução junto com Copel. O representante da Copel pediu para identificar os pontos críticos para iniciar a retirada dos fios”, comentou.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a Câmara estará junto com os órgãos buscando uma solução para o problema. “Em 2019 realizamos uma audiência pública onde discutimos a mesma situação. Hoje estamos aqui novamente discutindo o mesmo assunto com um diferencial, a Copel já se manifestou favorável a realizar uma revisão. Agradeço todos pela participação”.