Câmara participa da inauguração do prédio do Conselho Tutelar de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/02/2024 17h45, última modificação 16/02/2024 17h50

O presidente da Casa Legislativa de Campo Mourão Edilson Martins e os vereadores Olivino Custódio, Paulo Pilatte, Bina, Marcio Berbet e Escrivão Parma, participaram nesta sexta-feira (16), da inauguração da sede própria do Conselho Tutelar de Campo Mourão, localizado ao lado do Ginásio de Esportes JK.

Desde a sua criação, em 1992, o Conselho Tutelar funcionava em locais alugados ou emprestados pela prefeitura. O investimento na construção do prédio foi de R$ 1.119.668,43, recursos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência do Paraná. O terreno foi doado pelo município.

Com 223 metros quadrados, a nova sede conta com área de recepção, cinco salas de atendimento, sala de múltiplo uso, além dos vestiários, sanitários e salas de apoio administrativo. Algumas das salas são preparadas para o atendimento de forma particular, a chamada escuta qualificada. A equipe que atenderá no espaço é composta por oito funcionários, das quais cinco são conselheiras.

O Conselho Tutelar atende cerca de 250 pessoas mensais para orientações, recebimento de denúncias, conversas e diversas situações relacionadas às crianças e adolescentes.

“Essa obra é resultado de uma parceria entre o Poder Legislativo, o Executivo e o governo do estado, que deu certo. A nova sede do Conselho Tutelar é um sonho realizado”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a obra é mais um equipamento que fortalece a garantia de direitos das crianças e adolescentes do Paraná. “Precisamos desmistificar que o Conselho Tutelar é para retirar as crianças de suas famílias. Eles atuam muito antes, são conselheiros, são amigos das famílias. Aqueles que estejam passando por um momento delicado de convivência familiar, com as crianças, adolescentes, que venham até aqui, conversem, enfrentem juntos o problema”, destacou.

O prefeito Tauillo Tezelli lembrou a importância da nova sede do Conselho Tutelar. “Essa obra vai muito além do que vamos economizar aos cofres públicos, mas perpassa pela valorização do trabalho maravilhoso das nossas conselheiras. Campo Mourão é hoje um canteiro de obras, graças ao Poder Legislativo e a visão municipalista do governador Ratinho Júnior, que sempre nos atendeu com muita presteza e celeridade”, disse.