Câmara participa da reabertura do Museu de CM

por Dirceu Portugal publicado 20/10/2023 11h19, última modificação 20/10/2023 11h19

O vereador Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo) e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins participaram na noite da última quinta-feira (19), da reabertura do Museu municipal Deolindo Mendes Pereira.

O prédio passou por reformas com investimentos de R$ 320 mil e teve toda a estrutura modernizada com aumento no número de salas expositivas, incluindo áreas antes inacessíveis ao público. “É mais uma obra sendo entregue aos moradores de Campo Mourão em uma parceria do Poder Legislativo com o Executivo. Quando essa parceria dá certo, todos os moradores são beneficiados, e é que isso está acontecendo em nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

A cerimônia, que teve o tradicional descerramento da placa, contou com a presença da comunidade, do prefeito Tauillo Tezelli, do deputado estadual Douglas Fabrício, autoridades municipais, representantes da cultura local e servidores da Fundação Cultural.

O coordenador do Museu, Jair Elias dos Santos Junior, enalteceu a iniciativa da administração municipal de incentivar que o espaço seja mais acessível a visitação. O diretor presidente da Fundação Cultural, Roberto Cardoso, também destacou sobre os avanços que o município tem alcançado, mesmo com o enfrentamento da pandemia de Covid-19, quando as atividades culturais ficaram paradas e os artistas sem renda.

Centenas de itens compõem o acervo do museu, desde pinturas, esculturas, móveis, moedas, documentos, fotografias e objetos, que remetem à vida dos mourãoenses e à história do próprio museu. O prédio reformado foi uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade, construído como um posto de higiene durante o governo de Moysés Lupion em 1949.