Câmara participa das comemorações aos 75 anos da emancipação política de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2022 11h04, última modificação 10/10/2022 11h04

Os vereadores Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta segunda-feira (10), em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, de um ato cívico em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Campo Mourão.

Em 10 de outubro de 1947, a cidade foi emancipada de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito.

Durante a cerimônia cívica, foram entregues álbuns de figurinhas sobre a história do município para escolas municipais. Pela primeira vez foi executado em ato público o dobrado “Campo Mourão”, cuja partitura doada pelo maestro Leoni di Biagio, em 1978, foi encontrada pela Fundação Cultural dentro do processo de reorganização interna. A partitura foi oferecida por di Biagio, em 10 de outubro de 1959, quando o município comemorou pela primeira vez seu aniversário.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o prefeito Tauillo Tezelli e o deputado estadual, Douglas Fabricio, hastearam as três bandeiras, do Brasil, do Paraná e de Campo Mourão.  Ao final do evento, os participantes cantaram o parabéns a você.