Câmara participa das comemorações dos 40 anos da Casa da Cultura

por Dirceu Portugal publicado 08/10/2021 11h03, última modificação 08/10/2021 11h03

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Escrivão Parma (Líder de governo) e a vice-presidente do Legislativo, Naiany Hruschka Salvadori, participaram na noite da última quinta-feira (07), dos 40 anos da inauguração da Casa da Cultura, Thomas Edson de Andrade Vieira, comemorados nesta sexta-feira (08).

No evento foram premiados vencedores do Concurso de Fotografias Imagens da Cidade, prestadas homenagens, entregues certificados a alunos da Casa da Música, além de apresentações artísticas.

O ex-prefeito Augustinho Vecchi, gestor da cidade quando da construção do espaço cultural, em 1981, foi um dos homenageados. “Esta casa acendeu a fagulha, indiscutivelmente, da cultura de Campo Mourão”, comentou Vecchi.

O presidente da Câmara, Jadir Pepita, lembrou a importância do setor Cultural. “Não se faz uma cidade sem história e o ex-prefeito Augustinho Vecchi é um dos responsáveis pela história cultura de Campo Mourão”, disse.

Os vereadores Naiany Hruschka Salvadori e Escrivão Parma, também enfatizaram a importância dos investimentos em Cultura na gestão de Vecchi. “A cidade tem um potencial gigante na área da Cultura, resultado de uma gestão que acreditou no setor”, lembraram.

O prefeito Tauillo Tezelli entregou uma placa a Vecchi e destacou sua contribuição para a cultura da cidade. “O movimento cultural da época convenceu o prefeito Augustinho que a cidade precisava da Casa da Cultura. São esses movimentos que definem as ações políticas do gestor na busca dos recursos. E hoje poucas cidades do Paraná tem um trabalho cultural como é realizado em Campo Mourão”, ressaltou o prefeito.

Na década de 80, na gestão do prefeito José Pochapski, a Casa da Cultura viveu um período de grande efervescência cultural com a participação efetiva da comunidade em atividades como Coral Infantil, Bandinha Rítmica, cursos de pintura, xadrez, Banda Municipal e gravação de programas de TV e rádio.