Câmara realiza audiência pública para debater uso de postes por empresas de telefonia

por Dirceu Portugal publicado 12/05/2023 17h06, última modificação 12/05/2023 17h06

Com o objetivo de buscar uma solução para um problema que coloca em risco a integridade física de pedestres, motoristas e usuários das vias públicas, vereadores de Campo Mourão, debatem na próxima segunda-feira (15), às 09 horas, em audiência pública, o cumprimento da Legislação referente ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública, por empresas privadas de telefonia, internet e tv a cabo.

A proposta da audiência pública foi protocolada na Câmara, através de um requerimento de autoria do vereador, Marcio Berbet, assinado pelos demais parlamentares, aprovado em plenário.

“O tema já foi alvo de discussão nesta Casa de Leis, em mais de uma oportunidade, poucas ações de manutenções foram levadas a cabo. Pelo contrário, constatou-se um aumento dos locais onde as fiações nos postes estão arrebentadas, com fios pelas vias ou amarrados em árvores”, comentou Berbet.

Segundo ele, o objetivo da audiência é discutir o assunto com a comunidade, entidades públicas e privadas na tentativa de solucionar o problema recorrente. “O impacto vai além da poluição visual, comprometendo os postes e as instalações, e submetendo a riscos de acidentes os transeuntes”, disse.

Para debater o tema entre outros assuntos relacionados ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública, por empresas privadas de telefonia, internet e tv a cabo, os vereadores convidaram para a audiência pública, os seguintes setores; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, prefeitura de Campo Mourão, Secretaria Executiva da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no Paraná e Santa Catarina, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), COPEL, Operadoras Claro, Telefônica Brasil, Vivo Sul, Oi, Ligue Móvel, BLZNET Serviços de Internet, Acessonet Informática Ltda, Connect Provedor Internet, Oeste Telecom, Campo Net, Rede Gama Telecom, BFCOM internet, Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão e Clubes de Serviços de Campo Mourão.