Câmara recebe projeto para auxiliar na segurança de escolas

por Dirceu Portugal publicado 06/04/2023 17h05, última modificação 07/04/2023 12h20

O atentado registrado na manhã da última quarta-feira (05), em Blumenau (SC), em uma escola particular que deixou um salto trágico de quatro crianças mortas – com idades entre 4 e 7 anos – e outras cinco com ferimentos leves e graves, ascendeu um alerta na Ordem dos Pastores de Campo Mourão (Opecam).

A entidade agrega pastores de diferentes igrejas evangélicas do município, com o objetivo de promover e desenvolver o espírito de companheirismo e fraternidade cristã entre os seus membros.

Na manhã desta quinta-feira (06), o presidente do Legislativo, Edilson Martins, recebeu o pastor Diego Bitencourt, fundador da igreja Calvary Campo e presidente da (Opecam), para tratar deste assunto que está deixando pais, professores e funcionários de escolas particulares ou públicas, aterrorizados.

“Antes nós ficávamos sabendo desse tipo de notícia triste apenas nos Estados Unidos, agora esse tipo de tragédia envolvendo ataque em escolas - com mortes de crianças, funcionários e professores - está se tornando recorrente,  diante aos nossos olhos e nós precisamos nos unir e tomar atitudes para proteger as nossas crianças, seres inocentes e indefesas” comentou Bitencourt, que deverá usar o espaço da Palavra Livre, durante a sessão do Legislativo, para debater o assunto.

Ele também entregou ao presidente do Legislativo, um projeto de Lei que poderá auxiliar na busca por mais proteção aos alunos nas escolas. Trata-se de um projeto de vigilância e monitoramento nas escolas públicas. “Com a atual situação todos nós temos de nos unir e lutar em prol de um bem comum”, disse Bitencourt.

Edilson Martins lembrou que os dois parlamentares da Casa de Leis, ligados a Segurança Pública, o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma e Subtenente Macedo estão produzindo e protocolando projetos, requerimentos e indicações com o propósito de encontrar alternativas e soluções para proteger ainda mais alunos, professores, funcionários e as instituições de ensino. “Todo apoio da sociedade é muito bem vindo. A Câmara e os vereadores também estão muito preocupados com todos esses acontecimentos. Estamos à disposição para fazer o melhor pela população. Vamos encaminhar o projeto ao conhecimento de todos os parlamentares para ajustar a nossa realidade”, frisou Martins.

Na última quarta-feira (05), Martins participou de uma reunião emergencial no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli para tratar da segurança nas escolas municipais de Campo Mourão. Foram convocados para tratar do assunto, os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, o delegado da Polícia Civil, a secretária de Educação e coordenadores do município.

A reunião emergencial foi marcada após o atentado em uma creche em Blumenau (SC), na manhã da última quarta-feira (05), quando um homem de 25 anos invadiu o estabelecimento de ensino particular, matou quatro crianças e feriu outras cinco, utilizando uma machadinha. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, sendo dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7 anos.

Em maio de 2021, um homem de 18 anos invadiu a creche Aquarela, na cidade de Saudades (SC), e assassinou três crianças e duas funcionárias com facadas. Ele foi preso e aguarda julgamento.

No fim de março, em São Paulo, um aluno de 13 anos atacou diversas pessoas com uma faca no interior de uma escola estadual. Três professoras e um aluno ficaram feridos.