Câmeras de segurança, iluminação e políticas públicas poderão amenizar problemas nas praças de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/12/2021 19h28, última modificação 06/12/2021 19h28

As propostas de melhorias na iluminação, da instalação de câmeras de segurança e de politicas públicas voltadas a atender as necessidades dos moradores de rua foram feitas pelos vereadores e por debatedores durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (06), na Câmara de Campo Mourão.

A reunião - com vereadores, autoridades de Saúde e segurança pública - foi proposta pelo vereador Ibneias Teixeira (Bina), para encontrar soluções a um problema social que está gerando preocupações em vários setores da sociedade.

“A Fundação Cultural irá realizar reformas e utilizará o espaço da Praça São José para promover eventos culturais com a participação de crianças. Nossa preocupação é com os moradores de rua, com as depredações que estão ocorrendo no local e também com a segurança das crianças que irão participar dos eventos”, comentou Bina. “Essa reunião é para debater e encontrar uma alternativa”, disse Bina. Ele lembrou ainda que comerciantes reclamam das constantes desavenças e do comportamento dos moradores de rua.

“Prestamos todos os serviços de assistência, mas tem vários casos que os moradores de rua não querem ajuda ou não querem deixar as ruas. Não podemos força-los a nada. Nesses casos iniciamos uma pesquisa para encontrar a família e tentar uma reinserção familiar, algo complicado também, pois em alguns casos, as famílias não querem”, comentou a Coordenadora do Centro especializado de Assistente Social, Andreia Rejane Vinch. “A maioria dos casos dos moradores de rua é de pessoas com conflito familiar, usuários de drogas e álcool, perda de empregos e escolha por mais liberdade”, lembrou.

Vinch destacou a importância de não doar esmolas. “Alguns moradores de rua comentaram ganhar cerca de R$ 120,00 por dia, além da alimentação, doada por restaurantes. Dessa forma eles não querem deixar as ruas. Se a população ajudar, não doando, estará colaborando para reduzir a quantidade de moradores de rua na cidade”, comentou.

O vereador Marcio Berbet propôs a instalação de câmeras de segurança no centro da cidade. “O mais importante, precisamos criar politicas públicas para atender as necessidades, dar dignidade e tirá-los das ruas. Campo Mourão tem uma carência gigantesca de mão de obra em todos os setores. O que nós podemos fazer para tirá-los das ruas e dar condições para que possam viver com dignidade”, indagou Berbet.

Já o vereador Escrivão Parma, sugeriu a destinação de parte dos recursos devolvidos pela Câmara- ao Poder Executivo - ser revertido às entidades assistenciais que prestam trabalhos sociais. “A ideia é que moradores de rua permaneçam nessas entidades e após, um período, a assistência social forneça a passagem para que possam retornar as suas cidades. Para os moradores de Campo Mourão, deve ser realizado um projeto para dar a primeira oportunidade de reinserção na sociedade, sem isso, fica complicado”.

O vereador Subtenente Macedo acredita que a criação da Guarda Municipal poderá auxiliar na segurança. “Se tivesse a Guarda na Praça, em um dos cartões portais da cidade, não teria tantas ocorrências e moradores de ruas”, disse.

O vereador Toninho Machado propôs o aumento de rondas por parte dos vigilantes municipais na Praça São José.  “Acredito que irá auxiliar na segurança. Vivemos um problema de ordem social, cultural e conscientização das pessoas. Sou evangélico e tenho certeza que essas pessoas que estão depredando patrimônio público, fazendo algazarra e até matando um ao outro, não vão à igreja todos os domingos, não estão nem ai para a bíblia”, comentou. “Se a cidade é muito acolhedora, alguém gosta de vir para Campo Mourão, e se não cuidarmos, o caos está colocado”, afirmou Machado.