Campo Mourão: Elmo Linhares é Cidadão Honorário

por adm publicado 04/09/2017 16h57, última modificação 04/09/2017 16h57
A cerimônia de entrega do Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao advogado e vice-prefeito do Município (gestão 1989-1992), José Elmo Alvares Linhares, levou grande público ao plenário da Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (9/6).

  A cerimônia de entrega do Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao advogado e vice-prefeito do Município (gestão 1989-1992), José Elmo Alvares Linhares, levou  grande público ao plenário da Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (9/6). Em seu discurso, o homenageado relembrou da sua infância na zona rural de Nonoaí (RS), falou da sua trajetória profissional, da vinda para Campo Mourão há 46 anos, dos desafios enfrentados e da sua atuação na comunidade.

   Nove dos trezes vereadores mourãoenses participaram da sessão solene do Poder Legislativo, que também reuniu autoridades locais, representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, lideranças da comunidade, profissionais liberais, empresários, familiares e populares.  Edson Battilani presidiu a sessão, enquanto a leitura bíblica foi feita pelo vereador Edilson Martins, Em nome da Câmara Municipal, discursou o vereador e advogado Edoel Rocha, autor do projeto de resolução aprovado em 2012 que outorgou a principal honraria do Município a Elmo Linhares. Também o prefeito Tauillo Tezelli, o deputado federal Rubens Bueno e o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani, discursaram no evento.

   As autoridades que usaram da palavra deram ênfase ao espírito empreendedor do homenageado, a sua visão futurista e a disposição que sempre demonstrou em efetivamente contribuir com o desenvolvimento do Município nas mais diferentes áreas. Também destacaram muitas das suas realizações e conquistas para Campo Mourão marcaram época e ainda hoje são importantes para o Município. Outro ponto enfatizado pelas autoridades que usaram da palavra foi a honestidade do novo cidadão honorário do Município, que apesar de ter ocupado inúmeros cargos, nunca teve o nome envolvido em escândalos ou sequer denúncias.

   A entrega do diploma de Cidadão Honorário a Elmo Linhares foi feita por Tauillo Tezelli e Edoel Rocha. A mesa principal teve a presença ainda do juiz de Direito, Rui Antônio Cruz; e do promotor público, Marcos Porto, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Campo Mourão), Renato Fernandes Silva Júnior.
O Homenageado 

   Elmo Linhares nasceu em Nonoaí (Rio Grande do Sul) em 24 de abril de 1944. Radicou-se em Campo Mourão no ano de 1972, depois de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e de se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha de Armando Queiroz de Moraes (que residiu em Campo Mourão, foi deputado estadual por três mandatos pelo Vale do Piquirivai, presidente da Assembleia Legislativa, chefe da Casa Civil no governo de Jaime Canet e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado).

 Por duas vezes, o novo cidadão honorário assumiu interinamente a chefia do executivo mourãoense (em uma dessas vezes, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão e criou a festa nacional da iguaria, em atendimento a pleito da extinta Confraria Boca Maldita). Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.

   Depois de participar da criação e implantação da Secretaria de Indústria e Comércio na estrutura administrativa da prefeitura de Campo Mourão, assumiu a chefia do órgão e implantou o Programa de Expansão da Economia Urbana. Pelo trabalho realizado frente ao órgão foi agraciado em 1990 com diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Gralha Azul. Também recebeu moção de aplauso do Poder Legislativo Municipal, onde é destacado o seu trabalho "... sempre incansável na adoção de medidas e iniciativas que induzem e possibilitem o crescimento da cidade de Campo Mourão e da região".

   Seu vasto currículo aponta ainda que foi o coordenador da campanha "Sou Campo Mourão de Coração", ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o Procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.

   Outros cargos ocupados e funções desempenhadas por Elmo Linhares: presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial - Acicam (foi o presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade), professor titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), presidente da Associação Nacional dos Concessionários SLC, membro do Conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos Automotores (Abrave/Fenabrave), membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Santa Casa

   Quando a Câmara de Vereadores aprovou a outorga do Título de Cidadania Honorária, Elmo Linhares era presidente do Hospital Regional Santa Casa. Pelo desempenho no cargo recebeu diploma de Honra ao Mérito e votos de congratulações concedidos pelo Rotary Campo Mourão e a Assembleia Legislativa do Paraná.

   O homenageado também atuou na área empresaria,, foi líder estudantil e aos 17 anos escreveu o livro "Lágrimas de Herói".

   Na mensagem justificativa do projeto que outorgou a honraria, o vereador Edoel Rocha acentua: "Entre tantas atividades que exerceu sempre trabalho com respeito ao próximo, lealdade, mas principalmente com amor. Isso faz a grande diferença", finaliza.