Campo Mourão: Legislativo completa 71 anos

por adm publicado 05/12/2018 16h13, última modificação 04/11/2020 12h57

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão comemora aniversário nesta quarta-feira (5/12). No dia 5 de dezembro de 1947 – portanto há 71 anos – era instalado o Poder Legislativo do Município, empossados os primeiros vereadores mourãoenses e eleita a mesa diretora da legislatura inaugural.

Devete de Paula Xavier foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Para a primeira legislatura, que se estendeu de 1947 a 1951, foram eleitos os vereadores Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

A sessão solene de instalação da Câmara Municipal, na década de 40 do século passado, foi realizada ao meio-dia em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira. A sessão foi presidida pelo juiz eleitoral da 38ª Zona, Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão é presidida por Edson Battilani. Também compõem a atual Mesa Executiva do Poder Legislativo: Edilson Martins – 1º vice-presidente;Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) – 2º vice-presidente; Jadir Soares (Pepita) – 1º secretário; Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz) – 2º secretário.

A Câmara Municipal de Campo Mourão, que chegou a ter 17 vereadores, atualmente conta com 13 vereadores. A 17ª legislatura é composta pelos vereadores: Edilson Vedovatti Martins (PR), Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (Avante), Sidnei de Souza Jardim (PPS), Nelita Cecília Piacentini (PR), Edson Battilani (PPS), Elvira Maria Schen Lima (PPS), Olivino Custódio (PSC), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Professor Cícero Pereira de Souza (PT), Edoel Rocha (PDT), Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Jadir Soares – Pepita (PPS).

No próximo dia 18 acontece a última sessão ordinária do ano e será eleita a mesa diretora do Poder Legislativo para o biênio 2019-2020. A sessão preparatória para o posse dos eleitos será realizada no dia 2 de janeiro próximo, às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.

O aniversário do Poder Legislativo mourãoense é marcada com uma exposição de fotos históricas no hall de entrada da Câmara Municipal, aberta a visitação da população.