Campo Mourão: Proibição de canudos plásticos

por adm publicado 16/10/2018 08h08, última modificação 16/10/2018 08h08

O vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) é autor de indicação legislativa apresentada na Câmara Municipal para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei dispondo sobre a proibição do fornecimento de canudos plásticos a clientes de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, pizzarias, hotéis, carrinho de lanche, etc. em Campo Mourão

Acentua o vereador que a proposição tem por finalidade contribuir para um ambiente ecologicamente equilibrado. Ele ressalta ainda que a vida útil de um canudo é – em média – de quatro minutos, que é o tempo para consumir a bebida. Como são normalmente feitos de prolipropileno ou poliestireno, não são biodegradáveis e demoram até 100 anos para se decompor na natureza.

A minuta do projeto de lei estabelece que os estabelecimentos comerciais poderão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material. Penalidades para os infratores também estão previstas na minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa do vereador Pepita.

Na justificativa da proposição, o vereador salienta ainda quer os canudos plásticos poder ser carregados pela chuva para mares e rios, impactando a fauna aquática “O canudo plástico também é fonte de formação de microplástico, partículas quase invisíveis que são prejudiciais a biodiversidade aquática e marinha e ainda ao ser humano”.