Casa de Leis comemora seus 76 anos de instalação em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/12/2023 19h35, última modificação 05/12/2023 12h41

A Câmara de Campo Mourão completa hoje seus 76 anos de instalação no município. A Casa Legislativa empossou os primeiros vereadores e elegeu a primeira Mesa Diretora, em 1947, tendo o vereador Devete de Paula Xavier eleito o primeiro presidente.

A sessão solene de instalação da Câmara Municipal, na década de 40 do século passado, foi realizada ao meio-dia em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira. A sessão foi presidida pelo juiz eleitoral da 38ª Zona, Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.

Na primeira Legislatura, que se estendeu de 1947 a 1951, foram eleitos os vereadores, Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

A Casa de Leis - que chegou a ter 17 vereadores - atualmente conta com 13 parlamentares; sendo o presidente, Edilson Martins e os parlamentares Ibneias Teixeira (Bina), Olvino Custódio, Elvira Maria Schen Lima, Jadir Soares (Pepita), Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Marcio Berbet, Amilton Gomes de Souza (Miltinho Cidade Nova), Naiany Hruschka Salvadori, Paulo Cesar Pilatte, Alex Sandro Alves Nunes (Tio Leco), Antônio Machado da Silva (Toninho Machado) e Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo).