Comissão Especial de Trânsito da Câmara de CM se reúne na próxima quinta-feira (22)

por Dirceu Portugal publicado 20/04/2021 11h15, última modificação 20/04/2021 11h35

Os vereadores - membros da Comissão Especial da Câmara de Campo Mourão - que irão acompanhar os assuntos relacionados ao trânsito da cidade - se reúnem na próxima quinta-feira (22), às 09h30, com o diretor da Diretran, Luiz Antônio Sminka, para debater soluções para melhorar o trânsito de Campo Mourão.

A Comissão composta pelos vereadores Marcio Berbet (presidente), Miltinho Cidade Nova (Relator) e os membros, Bina e Toninho Machado, terá a finalidade de acompanhar, fiscalizar, orientar e de se manifestar em temas do trânsito de Campo Mourão. “Vamos conversar com a Diretran sobre mobilidade urbana, ciclovias, alteração do estacionamento de 45º para estacionamento paralelo nas ruas transversais, atualização do estudo de trânsito de 2014 e possibilidade de semaforização dos pontos indicados no estudo”, comentou Berbet.

Conforme ele, a Comissão tem por objetivo acompanhar, melhorar e modificar o trânsito, que se encontra caótico. “Temos um estudo de 2014 na Câmara que aponta, na época, uma frota de 75 mil veículos, e atualmente, estamos com mais de 100 mil veículos. Temos semáforos fora do tempo, há necessidade de alterar a forma de estacionamento de diagonal para paralelo, entre outros pontos importantes para melhorar o trânsito que está caótico. Precisamos de mudanças urgentes”.

A ideia, segundo o presidente da Comissão, é analisar as necessidades do município na estruturação de sinalização, estacionamento, semáforo, sistema inteligente entre ruas, avenidas e estradas vicinais. Analisar os valores como infraestrutura, para implementação de melhorias e manutenção. “A Comissão ira fiscalizar o andamento orçamentário da secretaria de Trânsito e analisar os processos licitatórios para contratação de empresas. Vamos buscar saber o número de ruas e avenidas, estradas vicinais não asfaltadas e demais providencias”.

Os trabalhos da Comissão devem ser executados enquanto perdurar o mandato de 2021 a 2024, devendo ser concluídos até a última sessão de 2024 ou ao término da implementação do sistema inteligente de trânsito. “É necessário um trabalho em parceria com o Poder Legislativo para tornar o trânsito de nossa cidade cada vez melhor, com menos acidentes e vítimas”, defenderam os vereadores Bina, Toninho Machado e Miltinho Cidade Nova.

Berbet justificou a criação da Comissão. “Considerando a inexistência de planejamento de trânsito inteligente no município, o aumento expressivo de acidente, a implementação da zona Azul, o dever do Legislativo de efetuar a fiscalização do Poder Executivo e de suas secretárias, assim como também de fiscalizar todas as políticas públicas, foi criado a Comissão, que irá dar um retorno à população que tem verbalmente narrado em redes sociais, nas ruas e nas rodas de conversas, o fato de não se encontrar vagas no comércio, afetando as vendas dos comerciantes”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.