Comitê Gestor vai articular caminhos para emaranhado de fios em postes de CM

por adm publicado 25/10/2019 11h28, última modificação 25/10/2019 11h28

Por cerca de 2h30, o presidente da Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha, Tucano, Sidnei Jardim, debateram com representantes de operadoras de telefonia e de empresas de internet, da Copel e da prefeitura, uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do emaranhado de fios de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo, amarrados ou pendurados nos postes da cidade.

Durante a audiência, o autor do pedido da audiência pública, vereador Sidnei Jardim, apresentou fotos de fios soltos, pendurados em árvores e em postes. “Tem casos de a fiação estar solto há vários anos e nenhuma medida é tomada. Precisamos encontrar uma solução”, disse Jardim.

Edson Battilani lembrou a responsabilidade da Copel em relação à quantidade de fios expostos. “A Copel tem grande responsabilidade sobre esse emaranhado de fios arrebentados e soltos nos postes da cidade, pois a mesma cobra das operadoras a locação desses postes”, comentou o vereador.

Representantes das operadoras comentaram a falta de informações na hora da substituição dos postes. “Em muitos casos não somos informados da localização dos postes quando são trocados, mesmo assim somos parceiros em iniciativas sugeridas pela Câmara”, lembraram os representantes das operadoras.

A prefeitura e a Copel decidiram ao final da audiência montar um Comitê Gestor para encontrar uma solução para o problema. As operadoras se comprometeram a tirar a fiação sem uso em um grande mutirão.

“Essa audiência teve o objetivo cumprido. Saímos com um resultado muito satisfatório, a criação do Comitê Gestor para solucionar ou amenizar esse problema”, comentaram os vereadores.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal