Comunidade escolar Manoel da Nobrega no KM 128 é beneficiada com a perfuração de poço pelo IAT

por Dirceu Portugal publicado 16/08/2021 16h01, última modificação 16/08/2021 16h01

Através de uma indicação do presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), do Paraná, perfuraram no último sábado (14), um poço artesiano na comunidade rural Km 128, na escola municipal do campo, Manoel da Nobrega. O poço - com 102 metros de profundidade – vai suprir as necessidades do estabelecimento de ensino público.

“É um sonho muito esperado que hoje se concretizou. Esse poço vai suprir toda a nossa demanda”, comentou a professora e diretora, Marineide da Luz. A escola atende 37 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.  “Antes da perfuração, tínhamos de dividir a água do poço que abastecia as 25 famílias e a igreja da comunidade, agora temos o nosso”, comemorou.

O presidente da Câmara lembrou que a perfuração foi possível, após uma articulação com o governo do estado, através do (IAT), e a assinatura de convênios.  “Solicitamos à prefeitura a possibilidade de perfurar o poço para atender a escola nas suas necessidades básicas. O importante é que estamos realizando um sonho da comunidade escolar”, disse Pepita.

Conforme o Instituto Água e Terra (IAT), mm meio a uma das maiores crises hídricas das últimas décadas, o governo do estado continua a mudar a vida de comunidades paranaenses com a perfuração de poços artesianos.  Desde 2019 o programa já perfurou 400 poços em diversos municípios, por meio de parcerias com as prefeituras, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias. Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas até 2022.