Conscientização da população pode ajudar na redução de casos de dengue em CM

por adm publicado 15/04/2019 16h10, última modificação 16/04/2019 10h15

A afirmação foi feita na Câmara de Campo Mourão durante a audiência pública da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, proposta pelos vereadores para debater com profissionais da Saúde, casos de meningite e dengue, doenças que preocupam os moradores.

“As pessoas têm de se conscientizar mais. É inadmissível que funcionários da prefeitura tenham de entrar e limpar terrenos particulares, com pessoas habitando o espaço”, lembrou o vereador, Edson Battilani. “O cidadão ao deixar o seu terreno limpo, sem objetos que possam acumular água, ele estará colaborando com a Saúde e com o bem estar de toda a população”, enfatizou Battilani.

A audiência pública sugerida pelos vereadores Edilson Martins, Sidney Ronaldo (Tucano), Miguel Ribeiro, Nelita Piacentini, Professor Cicero e Cabo Cruz, teve também a assinatura dos demais parlamentares. “Os casos de meningite, de dengue e a preocupação com epidemia, levou a solicitação da audiência para que técnicos da Saúde orientassem a população. Acredito que todas as interrogações foram respondidas”, disse, Martins.

Segundo ele, os resultados apresentados pelos técnicos e responsáveis pelas secretarias, municipal e estadual de Saúde, foram positivos, demonstrando o trabalho executado principalmente nos bairros em relação a dengue. “O foco principal foi em relação ao lixo deixado em terrenos baldios, em estradas rurais, acumulado em quintais ou depositado nas encostas dos rios. Existe uma grande responsabilidade da população, 75% faz o dever de casa, limpando quintais e dando destinação correta ao lixo. Os 25%, talvez por falta de incentivo do munícipio, deixam muito material abandonado em todos os lugares que podemos imaginar”.

Os parlamentares esperam que o município retome o projeto social Bairro Total, que a prefeitura auxiliava os moradores na retirada dos entulhos dos quintais.

Conforme os técnicos das secretarias de Saúde foram confirmados 66 casos de dengue em Campo Mourão.  “Não podemos considerar epidemia ou surto, mas está sendo dada uma atenção especial. Em relação ás oficinas e os depósitos de materiais recicláveis, estamos conversando com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no sentido de atuar com mais rigor esses estabelecimentos que não se preocupam com os vizinhos, e deixam objetos propícios a infestação do mosquito da dengue”, comentou o presidente do Comitê Gestor de Combate a Dengue, Carlos Alberto Bezerra.

O secretário municipal da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, fez um apelo à população para que cuide dos seus quintais. “A população deve se atentar aos focos de dengue em seus quintais. A prefeitura vem realizando ações de combate ao Aedes sistematicamente em toda a cidade”.

Para o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio, a população tem de se conscientizar e ajudar no combate a dengue. “Se todos cuidarem dos quintais e da destinação adequada do lixo, o município não terá problema com dengue ou outras doenças”, frisou.

Meningite

A meningite também foi tema da audiência proposta pelos parlamentares.  Segundo o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, o Ministério da Saúde só disponibilizaria a vacina Tipo B, se o município tivesse inúmeros casos registrados, fugindo do índice aceitável pelo ministério. “É precoce afirmar que não existe risco, assim como, é precoce afirmar que existe risco. Se existe condições financeiras, é opção de cada família em tomar a vacina do Tipo B”, lembrou Siqueira.

O caso de Meningite Meningocócica do tipo “B”, que vitimou uma adolescente de 15 anos, em fevereiro, ocorreu após três anos sem, registros da doença no município.

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal