Corte de cabos pela Copel começam 30 dias após vencimento de notificações

por Dirceu Portugal publicado 23/11/2021 16h49, última modificação 23/11/2021 16h49

Vereadores, secretários municipais, técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel), funcionários de operadoras de internet, de empresas de telefonia e de tv a cabo, debateram em uma reunião no plenário da Câmara de Campo Mourão, as formas de como serão realizadas as operações da Copel para a retirada dos fios abandonados nos 13.886 postes da rede elétrica.

“Dez empresas do quadrante do estacionamento rotativo já foram notificadas e terão 30 dias para regularizar a situação dos fios. O não cumprimento irá gerar multas, o corte e a retirada dos cabos, pela Copel”, comentou o gerente comercial da estatal, Fernando de Depra,

A multa, conforme ele, para os casos não regularizados deve ser de 250 vezes o valor do aluguel de um poste, que gira em torno de R$ 6. “Todas as situações de fios abandonados - geradores de risco a população - serão cortados. Vamos regularizar diariamente de 20 a 25 postes e em 18 dias, os trabalhos estarão finalizados”, explicou Depra.

Segundo ele, a Copel foi obrigada a tomar uma atitude mais efetiva. “Foram diversas audiências públicas na Câmara de Campo Mourão sem nenhuma ação concreta. Desta vez a Copel saiu a campo para notificar, multar e cortar cabos que geram danos à população. Na notificação foi alertado para que as empresas identifiquem seus cabos. Os fios não identificados serão cortados por entender que são clandestinos”.

Os trabalhos de retirada dos fios devem acontecer após o vencimento do prazo de 30 dias dados pela Copel para a regularização. “Vamos aguardar a retirada desses fios - que colocam em risco a população - além de deixar a cidade com uma estética péssima”, comentou o vereador Marcio Berbet, autor do pedido da reunião com a Copel e com as empresas de telefonia, internet e Tv a cabo.   .

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a reunião mostrou o interesse de todos por uma cidade mais limpa e com menos riscos à população. “A Câmara já realizou vários encontros com o mesmo tema, mas neste tem um diferencial, estamos acreditando em ações imediatas para solução de um problema que afeta toda a população”, disse.