Covid-19 terá Comissão Especial da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2021 19h26, última modificação 31/03/2021 19h26

Nesta quarta-feira (31), os vereadores de Campo Mourão escolheram, em uma reunião remota, os membros da Comissão Especial que irão acompanhar, fiscalizar, orientar e se manifestar em assuntos relacionados ao Covid-19.  Os trabalhos da Comissão serão executados enquanto perdurar o período pandêmico. Foram escolhidos para compor a Comissão, os vereadores, Marcio Berbet (presidente), Bina (relator) e os membros, Toninho Machado e Naiany Hruschka Salvadori.

De acordo com o vereador Marcio Berbet, autor da iniciativa para a criação da Comissão, o objetivo é realizar o acompanhamento orçamentário de receitas, despesas e da vacinação Pró-Covid-19. “Teremos maior transparência na aplicação dos recursos e nos planos de imunizações”.

A Comissão terá a incumbência de analisar as necessidades do município para enfrentamento da pandemia. “Além de analisar os valores destinados ao enfrentamento do Covid, relatando onde os valores estão sendo gastos, analisar os critérios de vacinação e especificar à sociedade, quais medidas foram tomadas para vacinação”, lembraram o relator e os outros dois membros da Comissão especial.

Segundo eles, também será fiscalizado o andamento orçamentário, análise dos processos licitatórios para contratação de empresas, busca dos números de pacientes e critérios de seleção e a qualidade dos serviços prestados. “Considerando as denúncias de vários munícipes em relação às questões da vacinação, que colocam como dúbia a gestão do dinheiro público.

“É dever do Legislativo efetuar a fiscalização do Poder Executivo e de suas Secretárias, assim como também fiscalizar todas as políticas públicas, principalmente em relação ao Covid 19. Considerando que a população tem verbalmente narrado em redes sociais, nas ruas e nas rodas de conversas, o fato de que há pessoas que se encontram fora dos Grupos instituídos para vacinação e que teriam sido vacinados. Dessa forma é plenamente plausível a criação de uma Comissão”.

A Comissão lembra ainda, que os trabalhos têm por objetivo acompanhar o orçamento de Campo Mourão, após os decretos de calamidade pública municipal e federal, que deram condições ao município de fazer compras sem necessidade de licitação.  “A criação desse grupo reforçará um dos principais papeis do vereador, que é de fiscalização. A Comissão especial é importante, porque nos dá uma condição de trabalhar de forma mais organizada e estruturada, visando uma resposta a sociedade, cumprindo desta forma nosso papel”, argumentam os vereadores, membros da Comissão Especial.