Cultivar Energia: Implantação de projeto da Copel em Campo Mourão

por adm publicado 01/11/2017 16h46, última modificação 01/11/2017 16h46
Edson Battilani (PPS) solicita a implantação do projeto que promove a implantação de hortas comunitárias em imóveis sob linhas de transmissão de energia da Copel.

O vereador Edson Battilani (PPS) iniciou gestões junto a Copel para que a empresa viabilize a implantação do projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Campo Mourão. Iniciado em 2013, com uma ação piloto em Maringá, o projeto promove a implantação de hortas comunitárias em imóveis sob linhas de transmissão de energia da Copel.

O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras e recentemente foram criadas três novas hortas comunitárias em Cascavel. Uma nova horta comunitária está em fase de implantação em Ponta Grossa e negociações estão sendo mantida para que o projeto também seja desenvolvido em Curitiba.

Battilani também mantém gestões junto ao prefeito Tauillo Tezelli para que o Município formalize parceria com a Copel para que o projeto seja desenvolvido em Campo Mourão. “Com ênfase em responsabilidade social, o foco da ação é a segurança alimentar e a geração de renda para a comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável”, explica o vereador.

Na dimensão econômica da sustentabilidade, o projeto visa a guarda e preservação de áreas sob linhas da Copel, pois tem o potencial de coibir ocupações irregulares e de alto risco para a população. Já na dimensão ambiental, as hortas comunitárias favorecem a melhoria do espaço urbano através da ocupação disciplinada dos espaços ociosos, muitas vezes mal utilizados (inclusive para a destinação inadequada de resíduos, vandalismo, consumo de drogas ou até mesmo criminalidade).

Cerca de 140 famílias são beneficiadas pelo projeto Cultivar Energia – Hortas Comunitárias em Maringá.

Melhorias

Edson Battilani também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a elaboração de um projeto de arborização para o jardim Parque das Acácias e para as avenidas dos Álamos e do Bosque, bem como para a rua Luciano Marmontel (jardim Araucária).

Ao Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o vereador solicitou a implantação do projeto Vizinho Solidário no jardim Parque das Acácias, onde tem ocorrido muitos assalto nos últimos tempos. Também pediu a prefeitura que notifique os proprietários de imóveis em seis vias públicas do jardim Parque das Acácias (as ruas Tony Nishimura, Abelar Gonçalves Netto, José Pedroso Fabri, Mário Kwitschal, Salin Chehade Kalaf e João Teodoro de Oliveira) para que construam calçadas.