Delegacia Cidadã será implantada com parceria da Câmara de vereadores de CM

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2022 17h44, última modificação 17/02/2022 17h44

Através de um requerimento de autoria do vereador Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), aprovado pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão, o município e a polícia civil assinaram na tarde desta quinta-feira (17), o termo da escritura pública de doação de um terreno da prefeitura ao estado para a construção da Delegacia Cidadã.

O terreno com cerca de 5 mil metros quadrados está localizado no Jardim Albuquerque. Obra deve iniciar ainda este ano, assegurou o delegado da Polícia Civil, Nilson Rodrigues da Silva. “A expectativa é de início das obras ainda esse ano. A assinatura da escritura foi o primeiro ato e agora vou pessoalmente levar o documento para Curitiba para o prosseguimento dos trâmites”, contou.  Ele explicou ainda que a Delegacia Cidadã possui infraestrutura de atendimento com espaços mais humanizados para o público em geral e para as vítimas de crimes. “É uma delegacia que não há presos. Ela reúne diversas especialidades em um único local, com serviços centralizados para a população, o que diminui custos diários da Polícia Civil”.

O projeto foi pensado para um novo fluxo de atendimento com salas para advogados e para a Polícia Militar. Outro espaço exclusivo é do Instituto de Identificação, responsável pela emissão do RG, o que vai acelerar a confecção de documentos dos moradores.

O vereador Escrivão Parma justificou o pedido para implantação da Delegacia Cidadã para oferecer melhores condições de trabalhos aos policiais e atendimento ao cidadão. “Recebi pedidos da população e também por conta das condições de trabalho e dificuldades em apurar crimes ocorridos na extensão da 16ª Subdivisão policial. Temos de oferecer melhores condições de trabalhos aos nossos policiais e no melhor atendimento aos cidadãos. A Delegacia Cidadã tem por objetivo a humanização do atendimento prestado pela Polícia e a aproximação da população com a polícia, dinamizando a investigação dos delitos e acelerando a prestação dos serviços”, comentou o vereador, Escrivão Parma.

A doação do terreno, de acordo com o prefeito Tauillo Tezelli, teve a parceria da Câmara de Campo Mourão. “Agradeço aos vereadores que não mediram esforços para a aprovação da doação do terreno da prefeitura para o Estado. Essa delegacia é mais um avanço no nosso projeto de cidade mais humana e inteligente”, disse.