Dia do Motociclista é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 22/12/2020 12h01, última modificação 22/12/2020 12h01

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, em segundo turno, na última sessão ordinária virtual de 2020, o projeto 82, de autoria do Poder Executivo, que institui no município, o Dia do Motociclista. A data, que passa a fazer parte do calendário oficial do município, será comemorada no dia 27 de julho, na semana que compreende o dia Nacional do Motociclista.

O pedido para instituir a data comemorativa foi feito pelo vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), através de uma Indicação Legislativa. “No dia do Motociclista serão desenvolvidas ações educativas, através de palestras, seminários, conferências, campanhas educativas e preventivas sobre segurança no trânsito, direção defensiva e prevenção de acidentes, além de atividades culturais e de lazer, com a participação do poder público, instituições e autoridades”, comentou Tucano.

Segundo ele, os objetivos da criação do Dia do Motociclista, são de incentivar ações voltadas à segurança no trânsito, contribuir para a conscientização de condutores de motocicletas na cidade, entre outros. “Há centenas de pessoas que se dedicam ao prazer de pilotar sobre duas rodas, inclusive com Associações de Motociclistas, que se dedicam a promover eventos e encontros na cidade, trazendo pessoas dos mais diversos locais, para visitar o município”.

Tucano lembra que o projeto envolve todos os apaixonados por duas rodas. Em Campo Mourão há quatro motoclubes oficiais – Cachorrões do Asfalto, Lebres do Asfalto, Bodes do Asfalto, Benefactor, além dos motociclistas que trabalham para aplicativos (delivery) e dezenas de mototaxistas.

De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o número de motociclistas é maior que o de carros em 45% das cidades brasileiras, sendo uma proporção de uma moto para 7, 86 habitantes.

Ainda segundo o estudo, o aumento está relacionado à facilidade no crédito e ao baixo preço das prestações, aliado as dificuldades de mobilidade urbana - por conta dos intermináveis congestionamentos e ainda, ao custo reduzido em relação ao consumo de combustíveis por quilometro rodado.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.