Doação de cabelos vai proporcionar mais alegria, energias positivas e dignidade aos pacientes que lutam contra o câncer

por Dirceu Portugal publicado 16/03/2023 10h50, última modificação 16/03/2023 10h56

Os vereadores do Poder Legislativo de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - na última sessão ordinária – o projeto de Lei, de autoria do vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Miltinho Cidade Nova, criando um programa de incentivo a doação de cabelos para pessoas em tratamento contra o câncer.

O programa - de acordo com o autor do projeto - tem por finalidade sensibilizar as pessoas para doarem cabelos para organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos, para produção de perucas. O adorno será distribuído gratuitamente a pessoas carentes ou de baixa renda, em tratamento contra a doença.

“Conheci pessoas que fazem esse tratamento e por conta do sofrimento e da queda dos cabelos, possuem a autoestima abalada. A partir dessa triste situação busquei criar um projeto de Lei de incentivo a doação de cabelos para que essas organizações não governamentais (ONGs) e demais entidades representativas sem fins lucrativos, pudessem produzir perucas e distribuir gratuitamente”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Segundo ele, a doação de cabelos além de ser uma ação humanitária é também uma questão de saúde pública. “Através do incentivo as doações, estamos levando um pouco mais de alegria, energias positivas, dignidade e fé aos pacientes que tanto sofrem com essa terrível doença. Essa ação vai interferir positivamente no psicológico e na qualidade de vida dos pacientes”, lembrou.

O projeto aprovado pela Câmara segue para ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.