Em busca de novos doadores Hemonúcleo de CM mostra o Ciclo do Sangue

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2023 20h13, última modificação 24/02/2023 20h13
Os vereadores Marcio Berbet e Tio Leco participaram na tarde desta sexta-feira (24), do projeto Hemotur, desenvolvido nas dependências do Hemonúcleo de Campo Mourão. O projeto teve por finalidade apresentar o funcionamento do Ciclo do Sangue (coleta, fracionamento e distribuição do sangue), com objetivo de sensibilizar e mobilizar novos doadores.
“A participação de cada um é de extrema importância para que o trabalho no Hemonúcleo continue salvando vidas”, lembraram a chefe do Hemonúcleo, Michele Cristiane Araújo Berbet, e a técnica em laboratório do mesmo órgão, Sandra Dias.
Em média cerca de 40 bolsas, com 400 ml cada uma, é coletada diariamente no Hemonúcleo de Campo Mourão. “No caso de uma cirurgia cardíaca, um paciente utiliza 18 bolsas e por conta disso, há extrema necessidade da doação voluntária para que o estoque sempre esteja abastecido”, comentaram as profissionais do Hemonúcleo, Michele e Sandra.
Para os vereadores Marcio Berbet e Tio Leco, o projeto apresentado e desenvolvido tem papel fundamental para conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. “Conhecer todo o processo facilita na hora de explicar e orientar a população dos benefícios da doação de sangue, um ato nobre, que salva VIDAS”, lembraram os vereadores.
Em caso de dúvidas sobre a doação de sangue, os doadores podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo do telefone (44) 35251102 ou pelo e-mail dirhemocampo@sessa.pr.gov.br.