Emaranhado de fios gera pedido de documentos à Copel, pela Câmara

por Dirceu Portugal publicado 23/02/2021 20h50, última modificação 23/02/2021 20h50

Um requerimento de urgência, de autoria do vereador Marcio Berbet, solicitando a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o fornecimento de cópia - por meio digital - dos contratos de concessão de uso dos postes dos quais a companhia utiliza no município e ainda, informar quais são as empresas que utilizam estes postes e o valor de cada contrato, gerou apoio de todos os parlamentares durante a sessão para votação em segundo turno da pauta do dia.

Marcio Berbet lembrou o acidente - no início de fevereiro – com um motociclista de 34 anos que sofreu ferimentos moderados ao enroscar o pescoço em uma fiação de rede telefônica, que havia se soltado do poste.

O acidente aconteceu na Rua Panambi, esquina com a Rua Marins Pereira. O motociclista seguia pela Rua Panambi, sentido Perimetral/Cidade Alta 2 e não percebeu os fios soltos. A vítima teve ferimentos e foi encaminhada à Central Hospitalar.

“É um descaso com a vida dos moradores de Campo Mourão a quantidade de fios deixados sem uso, nos postes pelas empresas. Quando o morador entrega a linha telefônica, os fios não são retirados, ocasionando um emaranhado nos postes”, comentou o presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita).

Em 2019, para buscar uma solução para o problema, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão convidou representantes de empresas privadas, de telefonia, internet, tv a cabo entre outras, para participar de uma audiência pública onde foi debatido uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do excesso de fios em postes da cidade.

Representantes das operadoras comentaram na época a falta de informações na hora da substituição dos postes. “Em muitos casos não somos informados da localização dos postes quando são trocados, mesmo assim somos parceiros em iniciativas sugeridas pela Câmara”, lembraram os representantes das operadoras.

A prefeitura e a Copel decidiram ao final da audiência montar um Comitê Gestor para encontrar uma solução para o problema. As operadoras se comprometeram a tirar a fiação sem uso em um grande mutirão.

Ainda durante a sessão desta terça-feira, os 13 vereadores concluíram a pauta de trabalhos com a votação - em segundo turno de quatro projetos de Lei, um projeto de Resolução e a aprovação de 47 requerimentos, 142 indicações, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, entre outros documentos protocolados no Legislativo.