Entrega de comenda marca os 60 anos da biblioteca municipal

por adm publicado 02/10/2017 08h40, última modificação 02/10/2017 09h01
O evento aconteceu na sexta-feira 29/09.

Foi realizada na noite desta sexta-feira (29/9), na Câmara de Vereadores de Campo Mourão, a entrega da Comenda 10 de Outubro a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, o mais antigo órgão cultural da cidade. A realização da sessão solene do Poder Legislativo para a entrega da honraria oficial fez parte das comemorações dos 60 anos da biblioteca que já há alguns anos funciona na Estação da Luz “Dom Eliseu Simões Mendes”.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes de entidades ligadas à área cultural, servidores da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martelo, escritores e lideranças da comunidade, além de populares. Coube a secretária especial da Cultura, Marley Lisabete Formentini, receber o diploma da honraria, entregue pelo vereador Edson Battilani (autor do projeto de resolução que concedeu a comenda) e o prefeito Tauillo Tezelli.

História

A história registra que as primeiras manifestações para a fundação de uma biblioteca em Campo Mourão aconteceram em 1950, quando o município tinha apenas três anos de emancipação. Do grupo que liderou a mobilização faziam parte Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber. No dia 6 de agosto de 1995, no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro (que na época era de madeira), o grupo realizou o Baile do Livro, com a finalidade de arrecadar obras dos mais diversos gêneros pata compor o acervo bibliográfico.

A biblioteca foi aberta pouco tempo depois, com um acervo de aproximadamente 500 livros. Por aproximadamente dois anos funcionou uma sala alugada pelo grupo na avenida Capitão Índio Bandeira. Posteriormente, em razão da dificuldade enfrentado para pagar o aluguel, o acervo foi levado para a residência de Dornélia Lourdes Huber, onde os usuários passaram a ser atendidos.

Em 1957, três vereadores – João Othales Mendes, Antônio Marques de Oliveira e Joaquim Teodoro de Oliveira – apresentaram projeto de lei para que o Município encampasse a biblioteca. A proposta foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência. Através da Lei 7/57, de 30 de setembro de 1957, sancionada pelo prefeito Roberto Brzezinski, a biblioteca foi assumida definitivamente pelo Município.

O acervo foi então transferido para o prédio da prefeitura. Posteriormente a biblioteca funcionou nas dependências da Faculdade Estadual de Ciências e Letras e também na Casa da Cultura. Atualmente está instalada na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, no centro da cidade. A escolha do nome do professor Egydio Martello (que durante anos foi diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão) para a biblioteca municipal foi através de concurso promovido por órgãos da prefeitura.