Escrivão Parma e Tio Leco participam da apresentação do Caminho da Compostela

por Dirceu Portugal publicado 15/03/2024 16h31, última modificação 15/03/2024 16h31

O vereador Tio Leco e o Líder de governo na Casa de Leis, Escrivão Parma, participaram na manhã desta sexta-feira (15), no Centro Catequético da Pastoral São José, de uma reunião com membros da Diocese de Campo Mourão, da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável (Adeturs) e de municípios de Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix, para apresentação do projeto Caminho Iniciático de Santiago de Compostela.  

O trajeto, de cerca de 100 quilômetros, vai ligar Campo Mourão a Fênix, passando também pelos municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, com a maior parte do roteiro percorrendo áreas rurais. O Caminho tem 104 km em sua totalidade, consta de 5 etapas, passando por Santuários, paróquias, catedral, vales, trilhas, cachoeiras, morros e finalizando na Villa Rica de Espírito Santo no município de Fênix. Embora com as Trilhas já abertas, parte das vias terão que passar por algumas melhorias, principalmente, em relação a sinalização.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a necessidade de alojamentos e pousadas, além de uma ampla organização no caminho.

O Caminho Iniciático chegou ao Paraná, utilizando como base as ações da Rota da Fé. A iniciativa foi criada em 2007 (Fundação São José) e premiada internacionalmente como Excelência Turística em Madrid (FIT – Feira Internacional de Turismo) como promotora do turismo religioso no Estado. Com isso, o Estado do Paraná passa a ter um Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, o primeiro fora da Espanha.