Escrivão Parma sugere a implantação da secretaria municipal do Turismo em CM

por Dirceu Portugal publicado 21/07/2023 16h32, última modificação 21/07/2023 16h32

Em busca de promover o turismo para desenvolver ainda mais - economicamente o município - o vereador e líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma protocolou uma Indicação, aprovada na última sessão ordinária da Casa de Leis, sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de uma Secretaria Municipal de Turismo e também, a criação de um Conselho de Turismo em Campo Mourão.

A iniciativa, de acordo com Parma, visa não apenas atrair visitantes e investimentos, mas também valorizar as riquezas culturais e históricas da cidade, preservando o meio ambiente e criando novas oportunidades no município.

“A implantação da Secretaria Municipal de Turismo surge como uma estratégia eficaz para impulsionar ainda mais o crescimento do município. Ao direcionar esforços e recursos específicos para essa área, nossa cidade poderá consolidar-se como um destino atrativo para turistas nacionais e internacionais. Dessa forma, o comércio, a indústria, a hotelaria e outros setores da economia serão beneficiados, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos, que podem ser reinvestidos na melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos”, comentou Parma.

Segundo ele, a Secretaria de Turismo seria responsável por desenvolver o turismo sustentável, preservar o patrimônio cultural e ambiental do município, e promover ações de capacitação para os profissionais do setor. “Além disso, a secretaria seria responsável pela promoção do turismo local, buscando atrair visitantes e incentivando o desenvolvimento econômico da cidade. Campo Mourão apresenta uma ampla diversidade física, cultural e histórica, que posiciona a cidade como um destino turístico de renome”.

Parma destaca os locais mais visitados em Campo Mourão, nos últimos anos, Parque do Lago, Parque Lago Azul e a Catedral São José. “A cidade tem uma história rica como evidenciada pela sua posição no Caminho de Peabiru. Não podemos deixar de mencionar também a famosa Festa do Carneiro no Buraco, que tem tradição na região, e mais recentemente, a cidade vem ganhando destaque com o projeto "A Rota da Fé”, disse.

O vereador lembra que o turismo faz parte das raízes mourãoenses. “Por isso, destaco a importância de a cidade possuir uma Secretaria dedicada ao setor para alinhar e melhor aproveitar essas oportunidades, o que certamente trará muitos investimentos, geração de emprego, sustentabilidade e abrirá novos mercados para a cidade”, garante.

Ele acredita que a preservação ambiental, cultural e social é uma função obrigatória dos governos. “Por isso, é imprescindível que haja um órgão na Administração Municipal encarregado de formular, executar e avaliar a Política Municipal de Turismo, visando fortalecer o modelo de gestão do turismo na cidade. O turismo será o fio condutor dessa jornada rumo a um futuro melhor”, destacou Parma.