Funcionários da limpeza de Campo Mourão visitam a Câmara e pedem cuidados com cacos de vidros

por Dirceu Portugal publicado 05/11/2021 10h22, última modificação 05/11/2021 10h22

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), recebeu a visita de funcionários da secretaria municipal de Meio Ambiente (Seama) e da empresa responsável pela prestação de serviços de limpeza das vias urbanas e coleta de lixo da cidade.

Além de visitar o plenário e os gabinetes da Câmara, os funcionários, principalmente da empresa responsável pela limpeza no município, incentivaram a orientação da população quanto aos cuidados com descartes de material cortante. “Recentemente um funcionário se feriu, no braço, ao manusear uma sacola com um caco de vidro. Além de ficar sem trabalhar, os riscos de perdas de movimentos, principalmente dos braços, são grandes. A população precisa nos ajudar”, comentaram os funcionários.

Para descartar cacos de vidro, por exemplo, corte uma garrafa pet ao meio, coloque o objeto cortante dentro e feche com fita adesiva, ou envolva os cacos em jornal, papel ou revista.

Conforme eles, o descarte de forma correta de material cortante evita acidentes. “A dica é agrupar vidros em jornal, caixas de papelão e, em garrafas pets, evitando que o material fique diretamente em contato com sacolas plásticas na hora do descarte. Isso diminui o risco de cortes proporcionado pelo contato com os cacos e faz com que as sacolas não se rasguem, dispersando pedaços cortantes em qualquer lugar. Essa simples atitude, colabora com muito com o nosso trabalho”.

O presidente da Câmara, além de enaltecer o trabalho de limpeza e conservação da cidade, pediu a ajuda da população. “Eles são responsáveis por deixar nossa cidade cada vez mais bonita e por conta disso, merecem nosso respeito e nossa colaboração”, comentou.

Lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecem perigosos, mas são um risco em potencial, já que podem quebrar com o manuseio. “Para não machucar os coletores, aconselho os moradores a procurar um material mais rígido como jornal, papelão, latas, garrafas pet ou mesmo embalagens de leite para acondicionamento. Pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grandes volumes de jornal”, explicou Pepita.

Ele lembrou ainda que pregos e parafusos devem ser entortados com martelo, sempre que possível. “A tampa da lata de conserva também pode machucar e a recomendação é dobrá-la para dentro, pois assim estará protegida pela própria lata. Todo cuidado e bem vindo para proteger os coletores”, frisou Pepita.