Gestão compartilhada da UPA de Campo Mourão

por adm publicado 05/09/2017 16h02, última modificação 05/09/2017 16h02
Edoel Rocha (PDT) propôs a utilização das instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em sistema de gestão compartilhada.

Através de requerimento apresentado em regime de urgência na Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) propôs a utilização das instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), existente na Asa Leste de Campo Mourão, em sistema de gestão compartilhada. Concluído há mais de um ano, o prédio encontra-se sem uso porque o município alega falta de condições financeiras para a manutenção.

A proposição do vereador, aprovada por unanimidade, foi apresentada ao prefeito Tauillo Tezelli com a sugestão de que apresente a sugestão de que encaminha a deia ao presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP/Samu), Almir de Almeida, além do secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto.

Edoel Rocha acentua que o Município paga aluguel do espaço físico ocupado atualmente pelo Samu no centro da cidade. Também observa que a UPA foi construída para atendimento de urgência e emergência, atividade que é desenvolvida pelo Samu. "Fazendo esta parceria de gestão compartilhada, o Município receberá recursos da Secretaria Estadual de Saúde para manutenção, contratação de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem", adianta o vereador O Município ficaria responsável pela zeladoria, limpeza, apoio e diagnóstico e atendimento farmacêutico, além do custeio, reforma e compra de equipamentos.

De acordo com Edoel Rocha, parceria semelhante já foi feita na região de Cascavel (que teria recebido R$ 4.5 milhões da Secretaria de Saúde do Paraná). Também em Guaíra já teria sido implantada a parceria. Em Toledo, estaria em fase de implantação.

Melhorias

O vereador Edoel Rocha apresentou ainda indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie - em caráter de urgência - a execução de asfaltamento em toda a extensão da rua Alfonso Germano Hruschka (que interliga a rua João Mendes Pereira/conjunto residencial Piacentini a rua Ana Teodoro de Lima/jardim Modelo).Também pediu a colocação de tampa em bueiro na rua Vereador Carlos Stalmann (entre as ruas Alexandre Schumoski e Felicita Maria Dolci, no conjunto habitacional Piacentini).