Hemonúcleo faz Hemotur para ampliar o estoque de sangue

por Dirceu Portugal publicado 13/02/2023 15h07, última modificação 13/02/2023 15h07

O presidente do Legislativo, Edilson Martins - acompanhado do vereador Marcio Berbet - recebeu na manhã desta segunda-feira (13), a chefe do Hemonúcleo de Campo Mourão, Michele Cristiane Araújo Berbet, e a técnica em laboratório do mesmo órgão, Sandra Dias para tratar do projeto Hemotur, que irá acontecer nas dependências do Hemonúcleo no dia 24 deste mês, às 14 horas.

O projeto tem por finalidade apresentar o funcionamento do Ciclo do Sangue (coleta, fracionamento e distribuição do sangue), com objetivo de sensibilizar e mobilizar novos doadores.

“Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida. A participação de cada um é de extrema importância para que o trabalho no Hemonúcleo continue salvando vidas”, lembraram as duas profissionais do Hemonúcleo.

Segundo elas, há necessidade do estoque estar sendo renovado diariamente. “O sangue e seus componentes são insubstituíveis. Não é possível a fabricação do sangue, por isso a extrema importância da doação”.

Por conta dos inúmeros acidentes dos últimos dias, alguns de extrema gravidade, o estoque do liquido precioso para a vida, está com um nível baixo. “Nos meses de janeiro e fevereiro, períodos de férias, o estoque cai e aumenta a necessidade por conta do aumento de pacientes por cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue”, lembraram elas.

Em média cerca de 40 bolsas, com 400 ml cada uma, é coletada diariamente no Hemonúcleo de Campo Mourão. “No caso de uma cirurgia cardíaca, um paciente utiliza 18 bolsas e por conta disso, há extrema necessidade da doação voluntária para que o estoque sempre esteja abastecido”, comentaram as profissionais do Hemonúcleo, Michele e Sandra.

O sangue doado não faz falta para quem doa. “Homens e mulheres em fase adulta possuem cerca de 5 litros de sangue no organismo. Em uma coleta de 450 ml, 8% do volume total, o corpo consegue repor essa parte doada em até 24 horas”, explicaram elas.   

Em caso de dúvidas sobre a doação de sangue, os doadores podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo do telefone (44) 35251102 ou pelo e-mail dirhemocampo@sessa.pr.gov.br

Há três anos, o motorista Camilo Fagundes sofreu um grave acidente de caminhão e lembra quanto foi importante as doações de sangue. “Os médicos contaram que perdi muito sangue e se não fosse às bolsas doadas pelos anjos doares, não estaria aqui contando essa história. Após minha completa recuperação, me tornei um doador, entendi que assim como fui salvo, posso salvar vidas, com gesto simples e que não me custa nada. Quem puder doar, não perca a oportunidade de salvar uma pessoa”, enfatizou Fagundes.

Para Martins e Berbet, o projeto é de fundamental importância para salvar vidas. “O Legislativo é parceiro nesta proposta e está de portas abertas para colaborar no incentivo a doação de sangue, um ato nobre, que salva VIDAS”, comentaram os parlamentares.