Homenagem a Markine Santos

por adm publicado 05/12/2017 16h48, última modificação 05/12/2017 16h48
A proposta do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) é que o Centro de Treinamento de Artes Maciais e Tênis da Praça da Juventude leve o nome de Markine Santos.

O Centro de Treinamento de Artes Marciais e Tênis de Mesa existente na praça da Juventude “Nilton Rogério Pena Forte”, de Campo Mourão, pode receber o nome de Markine Sebastião dos Santos, atleta e treinador que prestou relevantes serviços sociais e esportivos à comunidade local. A proposta é do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS).

Projeto de lei que presta a homenagem já tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal e brevemente deverá ser levado à discussão e votação em plenário. “Em memória as grandes conquistas desse campeão, nada mais justo que eternizar seu nome no nosso centro de treinamento localizado na Praça da Juventude, que é utilizado para a formação de crianças e jovens, perpetuando seus ensinamentos”, ressalta Sidnei Jardim.

Nascido em Palmital (SP), em 20 de janeiro de 1977, Markine Santos dedicou-se por mais de 20 anos ao esporte de Campo Mourão. Sua ligação com o esporte local começou muito cedo – aos 16 anos – dando aulas de luta no conjunto habitacional Milton Luiz Pereira, onde morou tempo com a família. “Markine ganhou a simpatia de toda a comunidade pela sua participação, colaboração e particularmente pelo modo como incentiva a todos, até mesmo pessoas que ele nem conhecia”, acentua o vereador.

Em 1993, Markine Santos iniciou sua formação, graduando-se como faixa preta em Kung Fu Wushu pela Associação Chuy Lung Chuan. No período de 2008 a 2014 foi diretor técnico de Sanda e técnico da seleção paranaense de Boxe Chinês. Posteriormente tornou-se presidente da Federação Paranaense de Kung Fu Wushu. Com muito empenho conquistou graduação máxima – nível 9 – pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu, protendo Campo Mourão na modalidade com as conquistas que colecionou em seu extenso currículo.

Algumas de suas conquistas: campeão paranaense de Kung FU Wushu Sanda nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. Foi ainda campeão brasileiro de Sanda Boxe Chinês em 2002, 2003 e 2007, campeão Sul-Americano em 2007 e atleta da seleção brasileira de Kubng Fu Wushu de 2003 a 2011.

Na vida religiosa, Markine teve vida intensa e dedicou-se, por exemplo, no início da construção da Paróquia Sagrada Família, onde fez a primeira eucaristia e crisma. Também prestou relevantes serviços sociais. Na Academia Markine Fight, de sua propriedade por vários anos, não cobrava mensalidade de muitos meninos “pois não queria vê-los na rua, envolvidos com coisas erradas”, acrescenta Sidnei Jardim.

Markine Santos faleceu no dia 28 de fevereiro de 2017, aos 40 anos, depois de ser atingido por um raio na praia de Caiobá (PR).