IDEB em debate na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 15/03/2023 16h03, última modificação 15/03/2023 16h03

IDEB em debate na Câmara de CM

Com plenário lotado da Câmara de Campo Mourão, secretários, diretores, professores, autoridades em Educação e membros da sociedade civil organizada debateram por cerca de três horas - na manhã desta quarta-feira (15) - a qualidade do ensino escolar “IDEB” no município.

A audiência presidida pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, do Legislativo, que tem como integrantes, os parlamentares Naiany Hruschka Salvadori (Presidente), Claudemir Macedo de Souza e Paulo Cesar Pilatte, foi realizada após um requerimento do vereador, Marcio Berbet.

“O principal ponto é saber o que nos podemos fazer em prol da sociedade de Campo Mourão. A Educação das crianças de hoje irá refletir daqui uns 20 a 30 anos. Sabemos que ficou um vácuo por conta do Covid-19 e muito me preocupou ver os últimos índices e perceber que nós não estávamos nas primeiras colocações. Precisamos saber o que fazer para melhorar esses índices. Acredito que o debate irá nos dar um norte”, disse o vereador, Marcio Berbet.

Em busca constante de melhorias na Educação no município, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em Campo Mourão é real. “Nosso IDEB é muito real, não escondemos ou mascaramos os números. O IDEB é uma das métricas e ele não é somente o número da prova a cada dois anos. É muito mais que isso, é um histórico de ações que irão refletir nas próximas classificações”, lembrou Silveira.

Segundo ela, cerca de 10.500 alunos estão sendo atendidos. Para isso, o município investiu na conclusão de duas unidades de ensino e na reforma de 18 unidades. “Foram feitos investimentos em mesas digitais em 21 Cmeis, lousas digitais, aquisição de tablets, notebooks, abertura de 15 salas em Cmeis, investimentos no transporte escolar, melhorias na alimentação escolar, entre outros, além da valorização do magistério através do plano de cargos e carreiras, uma espera de 20 anos”.

As ações previstas, de acordo com a secretária, além de intensificar o reforço escolar e o acompanhamento pedagógico, é o de melhorar os resultados do IDEB. “São inúmeras outras ações que serão realizadas para melhorar muito os números do IDEB. Tudo isso é importante para melhorar a qualidade de ensino”, frisou ela. “Os CMEIs precisam criar vínculos, os alunos precisam estar/frequentar a escola, pois a evasão escolar também faz parte do processo do número do IDEB”, lembrou Silveira.

Ela chamou a atenção para a necessidade de uma rede de apoio. “A secretaria conta com uma assistente social e assistência ao educando que quando o professor informa que o aluno não compareceu - por exemplo - há cinco dias na escola, uma equipe se desloca até a residência em busca de informações sobre ausência do aluno na escola. Se for preciso vamos buscar o aluno em casa, pois não podemos ter evasão escolar. Isso faz os números do IDEB da escola despencar. A nota da prova não é o nosso problema, a evasão escolar e a repetência são”, destacou.

Para Marcio Berbet, a comunidade escolar, pais, alunos e servidores públicos que compõem a secretaria de Educação tem o papel importante de apoio e acompanhamento de todo o trabalho educacional. “Eles podem ajudar a identificar através desse trabalho, a necessidade do aluno e da escola e ajudar a elaborar projetos e inciativas que contribuam com as melhorias do ensino no município”, disse.