Índios tomam banho durante perfuração de poço artesiano em CM

por Dirceu Portugal publicado 09/09/2021 16h44, última modificação 09/09/2021 16h44

Cerca de 30 moradores da comunidade Indígena Ueratupai, na localidade do Barreiro das Frutas, em Campo Mourão, saudaram e festejaram com um banho e muita água, o poço artesiano perfurado na comunidade. O poço com 120 metros de profundidade e uma vazão de sete mil litros de água por hora vai atender toda a comunidade indígena com cerca de 30 pessoas.

“Não tinha sabonete e nem shampoo, porque eles não sabiam o exato momento da explosão da água, mas a comemoração, a gratidão e a alegria da comunidade - em ver água jorrando em abundancia - foram inexplicáveis. Os índios contaram que estavam precisando muito desse poço e nossa equipe deu esse presente a eles”, comentou o operador de Sonda Rotopneumática, Rodrigo de Jesus Dornelas.

Segundo ele, através do programa Água no Campo do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, quatro funcionários - em dois dias de trabalhos - perfuraram o poço que irá dar qualidade de vida a comunidade indígena. “Em meio a uma das maiores crises hídricas das últimas décadas, o governo do estado continua a mudar a vida de comunidades paranaenses com a perfuração de poços artesianos”.

O presidente da Câmara, vereador Jadir Soares (Pepita), autor do pedido para perfuração do poço artesiano na comunidade, comemorou a obra. “Estivemos na comunidade e percebemos as dificuldades e a necessidade de um poço. Após uma articulação com o (IAT), conseguimos suprir a necessidade das famílias indígenas”, disse Pepita.