Intervenção Pais-Bebês é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/04/2020 15h30, última modificação 23/04/2020 11h12

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última terça-feira (14), durante a quarta sessão ordinária virtual, o projeto de lei 01/2020, instituindo o serviço de atendimento a Intervenção Pais-Bebês Mourãoenses (IPBM), como programa de Saúde para detecção e intervenção de sinais de risco para autismo ou sinais de risco psíquico, integrada à política pública em Campo Mourão.

O projeto, de autoria do Poder Executivo, surgiu de uma proposta do vereador Edson Battilani, através de uma Indicação Legislativa, encaminhada à prefeitura.

Todo o programa será executado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – (APAE de Campo Mourão). “O projeto foi pensado com a ajuda profissional da APAE e o programa irá utilizar, entre outras, a metodologia do Protocolo Preout, que trabalha com crianças de quatro a 18 meses. A Lei, tem por objetivo transformar o programa em uma política pública do município de Campo Mourão, fato que garante sua continuidade, independente do gestor público municipal”, lembrou Battilani.

Segundo ele, a detecção e intervenção de sinais de risco para autismo e/ou risco psíquico será coordenada pelo Núcleo do Projeto para Aplicação de Protocolo adequado para o primeiro ano de vida e para intervenção Pais-Bebês Mourãoenses – IBPM.  “A detecção dos sinais de risco para autismo e/ou risco psíquico será realizada pelos profissionais treinados/capacitados da rede pública e privada de saúde e instituições de ensino infantil, que comprovem sua formação e habilitação na aplicação de protocolo de risco psíquico adequado para o primeiro ano de vida”.

Battilani lembra ainda, que constatados sinais de risco para autismo e/ou risco psíquico, será imediatamente comunicado e encaminhado, exclusivamente, ao Núcleo do Projeto para Intervenção Pais-Bebês Mourãoenses - IBPM, coordenado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Campo Mourão, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.