Legislativo assina contrato para implantação de ponto de entrega de resíduos

por Dirceu Portugal publicado 20/10/2023 18h44, última modificação 20/10/2023 18h44

O vereador Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo), assinou na tarde desta sexta-feira (20), junto com o prefeito Tauillo Tezelli, o contrato com a empresa que executará o projeto para a implantação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos.

A estrutura será implantada ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), onde hoje há um campo de futebol. Trata-se de um local fixo para o descarte ambientalmente adequado de materiais como móveis, colchão, eletrônicos, pneus e resíduos da construção civil (até um metro cúbico).

O local será dotado de infraestrutura adequada para recepção de resíduos da construção civil, resíduos volumosos e resíduos verdes de pequenos geradores e para os gerados nos serviços de limpeza urbana. A unidade contará como uma área para triagem, estoque temporário e destinação final adequada.

O PEV ocupará uma área total de 2.400 metros quadrados, com cinco baias cobertas, guarita, depósitos e administração. Conforme o edital, a empresa vencedora terá prazo de 270 dias para executar a obra, contratada pelo valor de R$ 578.985,74.

A construção do PEV beneficiará o meio ambiente e a comunidade local em diversos aspectos. “Além de um retorno econômico, diminuindo o valor gasto na limpeza pública urbana, haverá ainda a diminuição da poluição visual dos locais onde eram descartados incorretamente esses resíduos“, enfatiza o secretário municipal da SEMA, Franco Sanches.

A SEMA fará também ações de educação ambiental com a população para assegurar a correta utilização do PEV. “Para um bom funcionamento, a correta participação da comunidade é fundamental, seguindo as regras pré-dispostas pelo órgão que irá fazer a manutenção e zelo do local”, complementa o secretário.