Legislativo: Comenda nos 20 anos do Rotary Araucária

por adm publicado 12/06/2018 10h35, última modificação 12/06/2018 10h35

Fundado no dia 3 de junho de 1998, o Rotary Clube Campo Mourão Araucária recebe nesta quarta-feira (13/6) a Comenda 10 de Outubro, conferida pelos Poderes Executivo e Legislativo do Município. A honraria em homenagem aos 20 anos de atuação do clube de serviços será entregue em sessão solene que a Câmara de Vereadores realiza a partir das 19 horas em sua sede.

A outorga da honraria oficial do Município é resultado de projeto de resolução de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que foi subscrito também pelos vereadores Olivino Custódio, Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Edilson Martins, Miguel Batista Ribeiro, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Cícero Pereira de Souza, Jadir Soares – Pepita, Sidnei Jardim, Luiz Alfredo e Nelita Piacentini. A Comenda 10 de Outubro é a principal honraria oficial concedida por Campo Mourão a entidades, empresas, clubes e outras instituições.

Pioneiro

O Rotary Club Araucária foi apadrinhado pelo Rotary Club de Campo Mourão, o mais antigo da cidade, quando o governador do Distrito 4630 era João Maria de Oliveira. Foi o primeiro Rotary misto – homens e mulheres – de Campo Mourão e da região, acatando normativa do Rotary Internacional baixada na época. Assim, o Rotary Clube Campo Mourão Araucária foi também o primeiro da região presidido por uma mulher – Euripedes Ozília Wierchon – já no ano de fundação.

Três anos após a fundação, a entidade homenageada passou a promover anualmente o Café Rural. O evento foi criado com o intuito de ajudar as famílias que desenvolviam a agroindústria familiar e, ao mesmo tempo, contribuir com entidades sociais locais que necessitavam de apoio.

Várias outras ações junto à comunidade são desenvolvidas pelo Rotary Araucária: Caminhada pela Saúde, Festa do Sorvete, projetos de interação e ambientais, etc.

Moção

No próximo dia 19, durante a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações a Leonel da Silva Inglez, que atua como investigador na 16ª Subdivisão Policial.

A homenagem é resultado de iniciativa do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), através de proposição subscrita pela maioria dos demais vereadores mourãoenses e que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Nascido em Catanduvas, passou a residir em Campo Mourão no ano de 1984 e ingressou na Polícia Civil, na função de investigador, em 2000. “A partir de então, vem realizando um exímio trabalho de investigação de homicídios, tendo mais de 90 por cento dos casos solucionados”, explica o vereador Cabo Cruz.

Na justificativa da proposição, o vereador incluiu uma relação de casos de maior repercussão onde o investigador atuou e chegou aos culpados. A homenagem é pelos relevantes serviços prestados à comunidade (principalmente na área de investigação de homicídios).