Legislativo de Campo Mourão inova em busca de economia

por adm publicado 29/09/2017 15h59, última modificação 29/09/2017 15h59
A adesão ao programa Interlegis, mantido pelo Senado Federal e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), é a mais recente medida adotada pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão na busca não apenas de modernização dos seus procedimentos e sistemas, mas - sobretudo - de economia de recursos públicos. Alcançar uma economia superior a R$ 65 mil por ano é a estimativa da mesa diretora do Poder Legislativo, presidido pelo vereador Edson Battilani (PPS).

O programa não tem custos para a Câmara Municipal e disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas. Sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários (que podem ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Casa Legislativa parceria).

O Interlegis existe desde 1997 e a Câmara Municipal de Campo Mourão já está usando o seu sistema de portal e o serviço de e-mail corporativo. Em adiantada fase de implantação está o Sistema de Apoio ao Processo legislativo (SAPL), que promove a automação de todo o processo legislativo. Há poucos dias, o Legislativo Municipal estreou novo site na internet, que tem uma melhor apresentação visual, disponibiliza mais informações a população e oferece mais facilidade na busca do conteúdo desejado.

Ferramentas

As ferramentas desenvolvidas pelo Interlegis possibilitam a criação de portais na internet personalizados para as câmara municipais e outras instituições conveniadas, seu armazenamento no datacenter do programa (hospedagem), a identificação adequada das casas legislativas nos endereços eletrônicos (domínio: .leg.br), além da automação de todo o processo legislativo.

O sistema de portal já é usado por várias câmaras municipais e assembleias legislativas. Oferece ferramentas usando apenas programas de código aberto, o que facilita a adaptação às necessidades especificas de cada casa legislativa, com todas as informações da instituição e o atendimento também das exigências relacionadas à transparência.

Através do serviço de e-mail corporativo, todos os servidores do Legislativo de Campo Mourão passaram a contar com e-mail próprio. A utilização de e-mail personalizado profissionaliza a comunicação e promove maior credibilidade.

Por sua vez, o SAPL – em fase de implantação na Câmara de Vereadores local – simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência, pois permite que o cidadão conheça a produção legislativa dos parlamentares. Também permite que a população acompanhe o processo legislativo e faça pesquisa à legislação municipal ou estadual.

A adesão e implantação do programa Interlegis na Câmara Municipal de Campo Mourão foi conduzida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.