Legislativo participa das comemorações dos 76 anos de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2023 11h20, última modificação 10/10/2023 11h20

Os vereadores Bina, Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo), Subtenente Macedo, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Schen, Marcio Berbet, Paulo Pilatte e Tio Leco participaram na manhã desta terça-feira (10), em frente ao Paço Municipal das comemorações dos 76 anos de emancipação política de Campo Mourão.

O vereador Bina, o prefeito Tauillo Tezelli e a vice-prefeita, Fátima Nunes hastearam as três bandeiras; do Brasil, do Paraná e da aniversariante, Campo Mourão.

Em 1947, Campo Mourão emancipou-se de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi  nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito com 230 votos.

Até 1960, o município compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste, ficando sob sua tutela apenas o distrito de Piquirivaí.

Hoje ao completar 76 anos, a cidade localizada no Centro-Oeste do Paraná, conta com uma população de cerca de 100 mil habitantes e está se destacando pela sua evolução em áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e cultura.