Macedo pede 120 alunos soldados da PM para CM

por Dirceu Portugal publicado 22/10/2021 16h58, última modificação 22/10/2021 16h58

O vereador Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo) protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, aprovado na última sessão ordinária, solicitando à Assembleia Legislativa e ao governo do estado, o envio de 120 alunos soldados da Polícia Militar para aumentar o efetivo do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão.

Os alunos soldados irão auxiliar no atendimento as 20 cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), responsabilidade do efetivo do 11º Batalhão da PM. “O 110 BPM, que tem a responsabilidade territorial da COMCAM,Está com o efetivo extremamente defasado contando apenas com aproximadamente 218 policiais militares para atender os 20 municípios e os 330 mi) habitantes”, comentou Macedo.

Conforme estudos e recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU, para o policiamento ostensivo a relação de um policial para cada 350 pessoas, sem contar os bombeiros. “Bem inferior ao ideal recomendado pela ONU que hoje seria de 943 policiais militares para atender os 330 mil habitantes da Comcam. Devido a essa defasagem de policiais em nossa região, há uma "escala torturante" de 36 horas consecutivas no atendimento à população, além de "obrigar" a unificação dos efetivos de cidades menores com escopo de dar o mínimo de segurança a população”, lembrou Macedo.

O vereador lembrou ainda, que o 11° BPM possui capacidade para formar 200 novos policiais militares. “Isso poderia amenizar a defasagem do efetivo, mesmo sabendo que a formação de um Policial Militar leva em media dois anos, sendo um ano destinado a etapas do concurso e outro ano no curso de formação. Dessa forma fica evidente que os novos policiais "contratados" só estarão atendendo a população em 2023”, enfatizou Macedo.