Maio Amarelo encerra campanha com Fórum na Câmara de CM

por adm publicado 31/05/2019 07h55, última modificação 05/06/2019 13h46

Com o tema, “No Trânsito, o sentido é a vida”, o movimento Maio Amarelo encerrou a campanha voltada à educação e conscientização do trânsito, debatendo ideias e apresentando propostas e números, no Primeiro Fórum do Trânsito, na Câmara de Campo Mourão.

O evento, realizado na noite da última quinta-feira (30), contou com a participação dos vereadores, da Polícia Militar, da Diretoria de Trânsito, do Departamento de Trânsito do Paraná, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, do Tiro de Guerra, das secretarias de Saúde e Educação e do presidente do Departamento de Transito do Paraná, coronel da PM, Cesar Vinicius Kogut . “A população precisa ter a consciência de que muito dinheiro que se gasta com acidentes de trânsito poderia ser usado de outras maneiras pela saúde”, disse Kogut. “Todos nós, motoristas, pedestres, ciclistas, precisamos fazer o nosso papel, pensar sempre na conscientização”.

Ele lembrou ainda que a conduta responsável no trânsito é uma forma de diminuir a taxa de acidentes, que no estado é superior a países que vivem em guerra. “Precisamos reduzir esses números com responsabilidade, educação e principalmente, conscientização no trânsito”, frisou Kogut.

Para o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio, o Fórum atingiu o seu objetivo. “Acredito que atingimos o objetivo, discutindo ações, apresentando propostas para melhorar cada vez mais o trânsito da nossa cidade, tornando-o mais calmo”, comentou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

Segundo dados do Diretran de Campo Mourão, somente em 2018, foram registrados 788 acidentes, uma média de 2,16 acidentes por dia, sendo a grande maioria, 334, envolvendo motos e veículos. Dos 788 acidentes, 22 resultaram em 23 mortes. Os dados mostram ainda que 86% dos acidentes com vítimas fatais foram por falta de atenção e 68% por velocidade alta, entre outros fatores.

De acordo com a Diretran, novos projetos estão sendo elaborados para resolver os problemas de trânsito da cidade. “Se considerarmos as ações realizadas durante o mês podemos dizer que o movimento foi positivo, no sentido que atingimos todos os públicos. Sabemos que os resultados de um trabalho educativo só aparecem ao longo do tempo”, comentou Paula Emanuela Félix, do setor de educação para o trânsito da Diretran.

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, está em relação aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, esse número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% - de 98 para 144.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal