Moção do Legislativo para o Instituto Cruzeiro do Sul

por adm publicado 04/06/2018 14h15, última modificação 04/06/2018 14h15

Nesta terça-feira (5/6), durante sessão ordinária que começa às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações em homenagem ao Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. A outorga da honraria é resultado de proposição do vereador Edson Battilani (PPS).

“Aproximando voluntários e estimulando a solidariedade social” é o slogan do Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul, fundado em 2011. A entidade atua em três frentes: ações de integração maçônica, de filantropia e de responsabilidade social. O instituto tem como associadas às esposas de maçons da Loja Verdade e Justiça e da Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.

Rosemeire Cristina Gussão Letenski é a atual presidente do Conselho de Administração do Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. O cargo já foi ocupado por Dâmares Ferreira (2011-2012), Adriane de Matos Alves Pereira (2012-2013), Elisabeth Neco da Silva Sanches Hernandes (2013-2014), Melissa Marques Carraro Hernandes (2014-2015), Neusa Yumie Isseyri (2015-2016) e Rúbia Vansin do Vale (2016-2017).

Estes são os valores que norteiam o instituto: amor à família, obediência à lei, solidariedade social, livre iniciativa e trabalho livre e a liberdade de expressão e de pensamento, além da prática da tolerância. O estatuto social também estabelece às finalidades da entidade: 1) Promover, apoiar ou realizar atividades sociais, filantrópicas, culturais e de educação cívica para o pleno exercício da cidadania; 2) Promover ações voltadas ao desenvolvimento e à preservação da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais; 3) Promover, estimular e executar o voluntariado; 4) Promover, apoiar ou fornecer processos informais de educação; 5) Desenvolver, colaborar ou apoiar o desenvolvimento de programas de orientação sobre economia doméstica e/ou práticas do lar; 6) dentre outras.

Em 2013, com a promoção da apresentação da Orquestra Filarmônica Unicesumar, a entidade arrecadou uma tonelada de alimentos para a filantropia. A entidade mantém o projeto Hidratação Solidária, que em três anos forneceu 18 mil doses de água de coco para doentes com câncer atendidos pelo Hospital Santa Casa.

Anualmente, o instituto realiza campanha para arrecadar doações de cobertores, agasalhos, alimentos, brinquedos e materiais de higiene para entidades assistenciais. Também contribui com a Casa das Fraldas, onde as associadas do instituto já confeccionaram mais de 16 mil fraldas.

Na área de responsabilidade social, o instituto apoia o projeto de Educação Fiscal conduzido pelo Observatório Social e o Conselho do Jovem Empresário (Conjove), da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Em parceria com o Colégio Estadual Marechal Rondon, a entidade criou o projeto Ser Profissional Vale a Pena, onde profissionais maçons estimulam e ajudam jovens estudantes a escolher sua vocação profissional.

Em 2016, o instituto criou o projeto Tâmara – Educação para a Cidadania, buscando estimular maçons e membros da sociedade civil a exercerem a cidadania, através de ações cotidianas e também do voto. O projeto levou a criação de um fórum permanente para discussão de temas da cidadania. Inúmeros eventos já foram realizados e a ação trouxe à Campo Mourão, por exemplo, o juiz federal Sérgio Moro e Deltan Dallagnol (coordenador da operação Lava Jato), entre outros.

O Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul realizou ainda campanhas de cidadania responsável nas eleições municipais de 2016, de apoio à Justiça Federal e ao Ministério Público na operação Lava Jato. Também contribuiu na elaboração do Plano Plurianual de Campo Mourão (PPA/2018/2021) e participou da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam).