Moradores escolhem sistema binário para ruas do Jardim Albuquerque

por Dirceu Portugal publicado 03/05/2024 17h02, última modificação 03/05/2024 17h02

Por cerca de 1h30, vereadores, servidores municipais, representante da Polícia Militar e membros da comunidade do Jardim Albuquerque debateram com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o projeto com a nova sinalização horizontal e vertical do bairro. Os moradores escolheram por unanimidade, o funcionamento do sistema binário no bairro.

A reunião - promovida pela secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB) em conjunto com os parlamentares da Casa de Leis – foi realizada com o objetivo de apresentar o projeto com a nova sinalização horizontal e vertical aprovada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR).

“A SEIMOB queria ouvir a população que convive no dia-a-dia e é conhecedora das facilidades e dificuldades do bairro. Durante a explanação os moradores optaram entre duas alternativas; a permanência do sistema que já estava sendo aplicado com estacionamento somente de um lado da pista com faixa horizontal, ou o sistema binário. A escolha foi unanime, 100% dos participantes da reunião escolheu o sistema binário”, disse o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB), Ireno dos Reis.

O sistema binário de trânsito consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, podendo vir a contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

O presidente do Legislativo, Edilson Martins explicou, que após a decisão dos moradores, o projeto irá passar por mudanças. “Esse projeto foi elaborado junto com o Detran em um formato que poderia dar mais segurança aos moradores do bairro. Após a decisão dos moradores, serão elaboradas adequações ao projeto e apresentadas para o início dos trabalhos no bairro”, disse.

Morador no Jardim Albuquerque há 20 anos, Martins lembrou ter consertado o muro da sua residência pelo menos quatro vezes, após acidentes. “Do jeito que estava não dava para continuar. Diariamente os moradores me ligavam cobrando providencias”.

O vereador Paulo Pilatte defendeu o sentido único das vias do bairro. “Acredito que esse sistema irá ajudar a diminuir o grande número de acidentes nas vias do bairro”, disse.

O vereador Bina, morador próximo ao Jardim Flora, lembrou que não houve planejamento quando da criação dos bairros. “Pegamos uma herança onde a cidade não foi planejada corretamente, sem um norte para se chegar de um lado ao outro da cidade. Por conta disso precisamos conversar e encontrar um denominador comum, evitando acidentes e proporcionando segurança aos moradores”, comentou.

Marcio Berbet - que realizou e participou de reuniões sobre o Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana - lembrou as falhas quando da criação do Jardim Albuquerque. “Quando da aprovação do Jardim Albuquerque cometeram um erro que jamais será consertado que seria a Irmãos Pereira permanecer dupla até chegar no Caic, com isso a Avenida José Wierzchon não existiria, ela seria prolongamento da Irmãos Pereira. Mas, apresentaram um projeto que foi aprovado dessa forma. É um erro que jamais vamos consertar. Em relação a velocidade, defendo a contratação dos pardais eletrônicos, pois quem tem de se preocupar com multas são aqueles que andam acima dos limites de velocidade da via, quem anda na velocidade permitida, não se preocupa com pardais. Precisamos de educação no trânsito”, frisou Berbet.