Oitavo ano 'comanda' o plenário da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 04/08/2023 15h55, última modificação 07/08/2023 08h54

Um grupo de alunos do oitavo ano do Colégio Vicentino Santa Cruz preencheu na manhã desta sexta-feira (04), todas as cadeiras da bancada e parte dos assentos do auditório da Câmara de Campo Mourão, para aprender e perguntar a respeito do funcionamento da Casa de Leis, as funções dos parlamentares eleitos e, sobre Leis envolvendo Educação, Segurança Pública, estacionamento rotativo, impostos municipais, saneamento, meio ambiente, entre outros temas.

Todas as questões elaboradas pelos próprios alunos foram respondidas pelo Líder de governo, vereador Escrivão Parma, que acompanhou parte do ‘tour’ dos estudantes pelo interior da Casa de Leis.

O objetivo da visita, segundo a professora de Filosofia, Sandra Helena Guarrido foi de aproximar teoria e prática. As turmas do oitavo ano estão aprendendo sobre os filósofos Iluministas, Hobbes, John Locke, Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Adam Smith, Descartes, Francis Bacon entre outros. “Como um bom cidadão há necessidade de conhecer a realidade do município, o local onde está situado o Legislativo e também, de saber sobre as funções de cada parlamentar e sua importância para a população mouraoense. Como os jovens de hoje são entusiastas, criativos e inovadores, é importante que eles conheçam e vivenciem desde pequenos essa prática de como ser um bom cidadão. O desenvolvimento de nossa cidade depende da atuação dos nossos jovens”, comentou a professora.

Após a aula no plenário, os estudantes percorreram todos os setores da Casa de Leis. “A ideia é que eles tenham mais aulas de cidadania para desmistificar os poderes constituídos. Muitas vezes, os moradores de Campo Mourão passam próximo ao Legislativo e alguns sequer sabem para que serve a Casa de Leis. No futuro, esses alunos podem ser vereadores. Se pessoas de bem e com capacidade não se entusiasmam com a política, abre-se uma brecha para eleger pessoas interessadas tão somente na parte financeira, com isso, o município é prejudicado. É muito importante que eles conheçam o Poder Legislativo e seu funcionamento, assim como as funções dos vereadores”, enfatizou Parma.