Paraná Trifásico será implantado até 2025, diz governo do estado

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2021 15h20, última modificação 29/07/2021 15h20

O governo do estado através da Casa Civil e da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) enviou um ofício direcionado ao vereador Tio Leco informando a previsão de implantação do Programa Paraná Trifásico para até 2025.

Há cerca de 15 dias, o vereador protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, documento enviado ao governador Ratinho Junior e à Companhia Paranaense de Energia (Copel), solicitando informações sobre o programa Paraná Trifásico. Tio Leco questionou a previsão de implantação do Programa "Paraná Trifásico".

De acordo com o oficio, no Programa Paraná trifásico previsto para ser executado entre 2020 e 2025, serão implantados 25 mil quilômetros de linhas trifásicas de distribuição no campo, no lugar das monofásicas.

O trifaseamento será realizado na “espinha dorsal” da rede, infraestrutura mais robusta com cabos protegidos, transferência das redes atuais do interior das propriedades para as faixas de servidão das estradas e construção de novas redes com intuito de prover fonte alternativa com interligação de circuitos. O objetivo principal do programa é de melhorar a qualidade de fornecimento de energia elétrica para o campo e também reduzir os custos aos clientes que desejarem ligar suas propriedades ao sistema trifásico - pois neste caso a rede trifásica tende a estar mais próxima.

Ainda segundo o ofício, a priorização das obras à nível de Paraná é estabelecida por critérios técnicos, observando os setores do agronegócio que exigem/dependem da energia elétrica com maiores níveis de qualidade e regularidade em seus processos produtivos.

Conforme o vereador, a maioria das propriedades rurais hoje tem energia monofásica, é de suma importância a mudança para trifásica, pois além do reparo dos equipamentos ser valores menores, aumenta a capacidade de energia da propriedade rural, facilitando assim para o agricultor implementar mais tecnologia na sua produtividade”, comentou Tio Leco.