Parlamentares visitam obras da usina fotovoltaica do Tribunal de Justiça em CM

por Dirceu Portugal publicado 05/04/2024 16h55, última modificação 05/04/2024 16h55

Os vereadores Olivino Custódio, Toninho Machado e Marcio Berbet acompanhados do diretor do Fórum de Campo Mourão, juiz Edson Jacobucci Rueda Junior e do prefeito Tauillo Tezelli, visitaram nesta sexta-feira (05), as obras de instalação da usina de energia solar (fotovoltaica) do Tribunal de Justiça em Campo Mourão.

A previsão de conclusão das obras será em julho deste ano. Para a instalação da estrutura o município cedeu um terreno de cerca de 100 mil metros quadrados, na Vila Guarujá, às margens do contorno rodoviário. Segundo o TJ, a usina suprirá pelo menos 35% da demanda dos fóruns das comarcas do Estado.

A maior usina construída por um órgão público no Estado terá investimento de cerca de R$ 40 milhões.

“A Câmara de Campo Mourão teve um papel fundamental na articulação para a aprovação do projeto de Lei da doação do terreno, localizado na Vila Guarujá, ao Tribunal de Justiça do Paraná. O projeto recebeu pareceres favoráveis das Comissões Permanentes, encaminhado ao plenário, foi aprovado por unanimidade”, comentaram os parlamentares.

O prefeito lembrou que na época ficou sabendo do interesse do Tribunal na construção da usina em outra região. “Fomos até Curitiba, oferecemos o terreno, que foi aprovado pelo TJ para mais essa obra em nossa cidade”, disse Tezelli.

Além da geração de empregos na construção, a usina vai gerar ICMS para a cidade. “E ainda será uma referência como centro de estudos e pesquisa para nossos acadêmicos”, acrescentou o prefeito.

A energia produzida pela usina vai para a rede da Copel, gerando crédito, que será abatido do consumo do TJ, tornando a instituição praticamente autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica.