Parma participa de reunião para discutir implantação do Caminho de Santiago de Compostela

por Dirceu Portugal publicado 20/02/2024 17h37, última modificação 20/02/2024 17h37

O Líder de governo na Casa Legislativa, parlamentar Escrivão Parma participou de uma reunião para tratar das articulações para implantação do Caminho de Santiago de Compostela, que integrará o roteiro do turismo religioso da região Centro-Oeste.

A reunião, na Secretaria de Cultura, contou com a participação do secretário Roberto Cardoso, do diácono Arison Nunes representando a Cúria Diocesana, Diego Reis (Seidec) e incentivadores do projeto em Campo Mourão, Ruben Moyano e Antônio Gancedo.

“Na reunião foi discutido o apoio do município para a concretização da iniciativa”, comentou Parma.

Segundo ele, o Caminho Iniciático de Santiago de Compostela será o primeiro fora da Espanha a seguir um formato que busca oferecer uma espécie de iniciação aos peregrinos interessados em percorrer o caminho original. “O convênio para a implantação do roteiro foi assinado em dezembro do ano passado pelo Governo do Paraná, durante o evento Governo 5.0”.

O trajeto, com aproximadamente 100 quilômetros, ligará Campo Mourão a Fênix, passando também pelos municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz, sendo a maior parte do percurso em áreas rurais.

O caminho paranaense é contíguo à Rota da Fé, um percurso implantado pela Diocese de Campo Mourão que já conta com 60 itinerários. Ele se estende por uma região que abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV. Em Fênix, onde o roteiro está previsto para terminar, ainda existem ruínas de construções jesuíticas, e a ideia agora é construir uma réplica da antiga cidade jesuíta de Vila Rica do Espírito Santo como parte do itinerário.