Pepita pede a implantação da prefeitura nos bairros e a instalação de placas solares em prédios públicos

por Dirceu Portugal publicado 22/12/2023 17h45, última modificação 22/12/2023 17h42

O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo, uma Indicação Legislativa, solicitando ao Executivo o envio à Casa de Leis, do projeto de Lei para a implantação do Programa Prefeitura nos Bairros de Campo Mourão.

A Indicação Legislativa, de acordo com o vereador, tem por objetivo implantar o Programa com a finalidade de levar até a comunidade mourãoense, os serviços públicos de infraestrutura prestados pela administração municipal. “O programa prevê um evento periódico e contemplará todos os bairros do município”.

Segundo Pepita, os serviços públicos de infraestrutura ofertados serão, recape e/ou tapa-buracos nos asfaltos, sinalização de trânsito, pintura de faixa de pedestres, poda e/ou corte de árvores, troca de lâmpadas, limpeza de bueiros entupidos, limpeza e recolhimento de entulhos e lixos.

“Para a realização do Programa, o Executivo por meio da Secretaria competente, irá organizar um levantamento de todas as demandas necessárias, para um melhor planejamento, eficiência e eficácia dos serviços que serão prestados, com programação pré-agendada e divulgação do Programa, na região que será ofertada os serviços”.

Com a implantação do Programa Prefeitura nos Bairros, o parlamentar acredita que irá proporcionar uma organização na oferta dos serviços públicos de infraestrutura, com melhor gestão de gastos e com inúmeros benefícios a comunidade mourãoense. “Os moradores terão uma cidade ainda mais limpa e organizada”, comentou.

Pepita também apresentou na sessão ordinária uma Indicação Legislativa solicitando Executivo o envio de um projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de placas solares para geração de energia em edificações públicas do município.

O projeto, de acordo com o vereador, tem como proposta a instalação dos equipamentos solares para geração de energia fotovoltaica ou eólica, nas edificações já construídas e planejamento de instalações do sistema de energia solar nas futuras construções.

“A energia elétrica sofre consequentemente ajustes e este impacto chega aos órgãos públicos, que têm um custo alto diante da extrema necessidade da energia para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, disse.

Além do impacto ambiental menor com o uso da energia solar, o vereador lembra também, a economia aos cofres públicos com a implantação das placas. “Embora o investimento inicial possa ser considerado alto, há um retorno do valor investido”.

A proposta, conforme Pepita é de criar alternativas para o alto custo das tarifas de eletricidade e tornar o município sustentável, desenvolvendo recursos renováveis para abastecer os órgãos públicos municipais. “Ressaltamos que a energia solar tem se mostrado uma opção extremamente importante em diversos lugares no Brasil e no mundo. É uma excelente opção que não gera resíduos poluentes, gases causadores de efeito estufa e diferente da energia elétrica, não necessita de geradores para produção”.