Pioneiros do Plantio Direto são homenageados com votos de louvor pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/08/2023 10h24, última modificação 18/08/2023 10h24

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou na última sessão ordinária, três requerimentos para a entrega de votos de louvor aos produtores rurais, Antônio Álvaro Massareto, Joaquim Peres Montans e Ricardo Accioly Calderari. A homenagem é pela contribuição dos agricultores no desenvolvimento do Plantio Direto no Brasil, que completa 50 anos.

A técnica agrícola é um sistema no qual o plantio ocorre sem revolvimento do solo, ou seja, sem aração ou gradagem leve como acontece no plantio convencional. Com a utilização de semeadora específica, as sementes são depositadas em um sulco ou cova - com profundidade e largura adequadas - e em que haja manutenção da cobertura do solo (palhada/cobertura morta). O sistema de plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo e fundamental para garantir as características físicas, químicas e biológicas do solo.

O plantio direto tem efeitos positivos sobre o ambiente por reduzir o uso de insumos de origem fóssil, tais como combustíveis e fertilizantes e por contribuir para o sequestro de carbono no solo reduzindo, com isso, o aquecimento global. A técnica reduz erosão e perda de nutrientes, evita assoreamento de rios, enriquece o solo com matéria orgânica na superfície, evita a compactação do solo, com aração e gradagem, resultando em menor uso dos tratores e menor desgaste do solo.

De acordo com Martins, o plantio direto e um exemplo de tecnologia implantada em Campo Mourão na safra de 1973, para revolucionar a agricultura. Nosso município foi o segundo na história a adotar o plantio Direto. “Todas as contribuições e conquistas para a evolução da agricultura em nosso município são méritos dos pioneiros, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Antônio Álvaro Massareto, Gabriel Borsato e Henrique Salonski (em memória). Os votos de louvor são singelas homenagens aos produtores que contribuíram para o desenvolvimento do Plantio Direto e consequentemente, da agricultura em Campo Mourão”, comentou o presidente da Câmara, Edilson Martins.